Tinta anticorrosiva a partir de resíduo da siderurgia

Panorama Tecnológico

As carepas de aço são o material mais rico em óxidos metálicos entre os resíduos das usinas siderúrgicas e são geradas em grande quantidade durante os processos de transformação do aço. Nos processos industriais envolvidos na produção de ferro e aço nas plantas siderúrgicas é diariamente gerada uma significativa quantidade de material residual sólido, porém não existe uma tecnologia que recicle as carepas de aços produzidas durante estes processos. A reciclagem deste material residual pode não somente reduzir o impacto ambiental, como também permitir a reutilização economicamente viável destes resíduos como fonte de matéria prima para obtenção de outros produtos, ou simplesmente a sua reutilização in natura como produto secundário.

Descrição da Tecnologia
A presente invenção consiste de um processo de preparação de pigmentos (ou cargas) lamelares de óxidos de ferro, para uso na fabricação de tintas anticorrosivas. Os respectivos pigmentos são obtidos a partir de resíduos de carepas de laminação ou da decapagem mecânica realizada antes da trefilação de aços carbono ou de aços de baixa liga. Como resultado é obtido um revestimento anticorrosão com propriedade de barreira e propriedades físicas melhoradas.

 Problema que a tecnologia resolve
As cargas lamelares obtidas por este processo visam substituir os óxidos micáceos de origem mineral e os obtidos por precipitação química, atualmente utilizados como pigmentos na indústria de produção de tintas, primers, adesivos, selantes ou qualquer outro tipo de revestimento ou pré-tratamento orgânico ou inorgânico, na prevenção da corrosão de substratos metálicos.

Vantagens/ Diferenciais
– Menor custo – Reaproveitamento do rejeito dos processos de laminação de aços, do pré-aquecimento e forjamento de lingotes, da trefilação, da decapagem mecânica, prévia, do forjamento de lingotes, ou de tratamentos térmicos quaisquer;
– Partículas de formato lamelar de pequena espessura com altíssima razão de forma;
– Fácil coleta, sem contaminação por impurezas e sem misturas de carepas de aços de diferentes composições.

 Aplicação Industrial
– Indústria siderúrgica
– Indústria de tintas

Estágio de desenvolvimento (TRL – Technology Readiness Level)

Status da Tecnologia
Pedido de patente depositado no INPI

Oportunidade
Estamos procurando parceiros para: licenciamento, parceria estratégica, captação de recursos ou geração de empresa (spin-off)

 Inventores
Luis Frederico Pinheiro Dick
Anderson Fraga

Visite nosso laboratório e conheça nossas linhas de pesquisa (clique no logo)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *