Marcador para triagem de fontes de óleo

Panorama tecnológico
A triagem de fontes de óleo obtidos a partir de microrganismos unicelulares é uma tendência mundial para encontrar linhagens oleaginosas com habilidade para substituir óleos vegetais como matéria prima para produzir biodiesel. O vermelho de Nilo é o corante mais usado para marcar gotas lipídicas – matéria prima do biodiesel – em células de leveduras, e o qual foi padronizado para a busca de células oleaginosas candidatas. Este, no entanto, causa preocupações acerca da sua instabilidade, prejudicando estimações confiáveis. Outros corantes têm sido amplamente explorado em microalgas, mas com pouca aplicação em leveduras.

Descrição da tecnologia
Utilização de molécula de alta termoestabilidade e fotoestabilidade como corante para marcação de gotas lipídicas em leveduras oleaginosas candidatas para substituir óleos vegetais como matéria prima para produção de biodiesel.. 

Problema resolvido
Em substituição aos corantes atualmente utilizados para visualização de gotas lipídicas, principalmente o vermelho de Nilo, este invento resolve o problema das suas baixas termoestabilidade e fotoestabilidade.

Vantagens
-Qualidade do produto (Produto não se degrada na presença de luz);
-Eficiência (Permite a preparação de amostras em placas seriadas);
-Redução de tempo (Diminui o tempo de preparação das amostras e manipulação).

Aplicações
Molécula de grande importância na indústria de Biodiesel e óleos, desde que vai facilitar a triagem de novos organismos oleaginosos sem depender de adequações na infraestrutura nem ter cuidados com a luminosidade para detectar gotas lipídicas.
-Indústria de biodiesel e óleos;
-Indústria farmacêutica.

Estágio de desenvolvimento (TRL – Technology Readiness Level)

Status da tecnologia
Pedido de patente depositado no INPI.

Inventores
Mauricio Ramírez Castrillón
Hélio Lopes Barbosa Barros
Victoria Patricia Jaramillo García
Valter Stefani -“in memorian”
Patricia Valente da Silva
João Antônio Pegas Henriques 

Visite nosso laboratório (clique no logo)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *