Processo de armazenamento reversível de hidrogênio em reservatórios moleculares baseados em líquidos iônicos

Panorama tecnológico
Têm-se como certo que grande parte da demanda mundial de energia neste século será suprida por células de combustíveis operando com hidrogênio. Para tanto, a estocagem de grandes quantidades de hidrogênio sob pressões seguras é um dos fatores primordiais, especialmente em veículos que exigem, por sua própria natureza, reservatórios de hidrogênio leves, seguros e compactos. Da técnica sabe-se que o hidrogênio líquido é utilizado em alguns protótipos de veículos, porém a forma de estocagem utilizada atualmente apresenta diversas desvantagens, entre elas a perda significativa por evaporação.

Descrição da tecnologia
A presente invenção descreve um processo de recuperação de hidrogênio através do simples aquecimento dos líquidos iônicos hidrogenados em presença de catalisadores, processo este seguro, limpo e econômico. Assim, o invento apresenta uma forma de estocagem de hidrogênio que consegue satisfazer os requisitos de pressão de vapor desprezível, densidade alta, ausência de inflamabilidade e estabilidade térmica alta.

Problema resolvido
O reservatório descrito na invenção visa solucionar os problemas encontrados no estado da técnica e preenche os requisitos de pressão de vapor desprezível, alta densidade, ausência de inflamabilidade e estabilidade térmica elevada.

Aplicações
O processo pode ser utilizado em situações onde há a necessidade de armazenamento seguro de hidrogênio.

Vantagens
O presente invento se destaca pelo armazenamento do hidrogênio leve, de forma segura, limpa e compacta, através da utilização de estruturas moleculares resultantes da junção do cátion imidazólico com o anel do ciclohexano.

Nível de maturidade da tecnologia (TRL – Technology Readiness Level)

Status e oportunidade
Patente concedida pelo INPI sob n° do pedido PI0604607-0.

A patente pode ser encontrada na íntegra no Lume pelo link.

Inventores
Jairton Dupont
Gunter Ebelling
Marcelo Paulo Stracke
Renato Cataluña Veses

Visite o Lab… (Clique no logo)

departamento de química orgânica