Composição farmacêutica para auxiliar o tratamento de câncer

Panorama tecnológico

A quimioterapia é uma das principais formas de tratamento disponíveis para pacientes com câncer. A resistência dos tumores aos fármacos quimioterápicos disponíveis, com consequente diminuição da eficácia clínica destes medicamentos, conduz a uma busca constante por novas substâncias e composições farmacêuticas. A partir do surgimento de potentes agentes anticâncer derivados de fontes naturais, estas passaram a representar os principais alvos das pesquisas científicas voltadas à busca por novos quimioterápicos.

Neste contexto, os flavonoides, compostos presentes em espécies vegetais, vêm se destacando como potenciais agentes para terapia anticâncer, interferindo em processos como proliferação celular e sendo capazes também de reverter à resistência de tumores a múltiplos fármacos quimioterápicos.

A Achyrocline satureioides, também conhecida como marcela, é uma planta medicinal e suas propriedades biológicas estão frequentemente associadas aos flavonoides quercetina, luteolina e 3-O-metilquercetina. Além destes, recentemente foi identificada a preseça achyrobichalcona na espécie, a qual apresenta estrutura química diferente de todas as anteriores e implica em atividades biológicas diversas.

O presente invento busca avaliar a capacidade antineoplásica, ou seja, a capacidade de evitar ou inibir o crescimento e a disseminação de tumores de composições contendo a achyrobichalcona.

Descrição da tecnologia

A presente invenção refere-se obtenção de composições farmacêuticas contendo a bichalcona achyrobichalcona, isolada ou associada a outras substâncias. As associações referidas compreendem a achyrobichalcona e os flavonoides quercetina, luteolina e 3-O-metilquercetina. As composições descritas na presente invenção são caracterizadas por compreenderem formulações farmacêuticas sólidas, líquidas e semissólidas. A chalcona e os flavonoides e/ou o extrato também podem estar veiculados a carreadores, tais como sistemas micro e nanoparticulados, lipossomas, sistemas de associação/complexação com ciclodextrinas, dentre outros.

Problema resolvido

Auxilia na inibição do crescimento e disseminação de tumores.

Vantagens

– Citotoxidade elevada;
– Aumento de hidrossolubilidade da achyrobichalcona e maior bioatividade.

Aplicações

– Tratamento de câncer;
– Indústria farmacêutica.

Estágio de desenvolvimento (TRL – Technology Readiness Level)
Status da tecnologia

Pedido de patente depositado no INPI.

Oportunidades de parceria

Licenciamento

Parceria estratégica

Captação de recursos

Inventores

Valquiria Linck Bassani

Fabio Klamt

Juliana Poglia Carini

Sara Elis Bianchi

Visite nossos laboratórios (clique no logo)

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *