Dispositivo auxiliar de radiografias intrabucais

Panorama tecnológico

A radiografia periapical é o exame radiográfico mais difundido na odontologia. Para realização deste exame há duas técnicas descritas na literatura: paralelismo e bissetriz.

Na técnica do paralelismo é preconizado o posicionamento paralelo entre o receptor e o dente, e o feixe de raios X perpendicular a ambos; e devido a anatomia, dificilmente se alcança o paralelismo verdadeiro entre estas estruturas e pequenas modificações podem ser necessárias.

Já a técnica da bissetriz é um método é baseado em um teorema geométrico, nesta técnica o feixe de radiação deve ser posicionado de forma que o feixe principal incida perpendicular à bissetriz formada entre o longo eixo do dente e o longo eixo do receptor. Para execução correta da técnica, existem referenciais teóricos do local anatômico na face do paciente em que deve incidir o feixe principal de radiação que é denominado de ponto de incidência. Para localização do ponto de incidência, o operador deve imaginá-lo na face do paciente onde irá incidir o feixe central, fato que muitas vezes pode gerar dúvidas e ocasionar em erro na execução da técnica radiográfica.

Para execução de técnicas radiográficas intrabucais, foram desenvolvidos posicionadores radiográficos que se caracterizam por ser um suporte para o receptor radiográfico e guia para posicionamento do cilindro. Porém, há casos em que o uso não é possível devido a dificuldade de posicionamento do conjunto na boca do paciente. Além disso, alguns estudos indicam algumas distorções de imagem com uso dos mesmos.

Descrição da tecnologia

O dispositivo luminoso é adaptado no cilindro de equipamentos radiográficos intraorais. No qual emite feixes (linhas) luminosas de 90° entre si. O cruzamento de linhas que  representa, a qualquer distância, o centro do cilindro (feixe de radiação principal) podendo visualizar na face do paciente, o local exato onde incidirá o feixe central.

Problema resolvido

Resolve o problema de localização do ponto de incidência em radiografias intraorais na técnica de bissetriz, pois o dispositivo indica o local exato para incidência do feixe de raios X na face do paciente.

Vantagens
– Redução de erros na técnica radiográfica periapical por bissetriz;
– Evita novas exposições do paciente a radiação e os riscos inerentes;
– Não necessita o uso de dispositivos dentro da boca do paciente.

Aplicações

O dispositivo pode ser utilizado em aparelhos novos e antigos como auxiliar para localização do feixe central de radiação auxiliando na execução de técnica radiográfica intrabucal por bissetriz.

Estágio de desenvolvimento (TRL – Technology Readiness Level)
Status da tecnologia

Pedido de patente depositado no INPI.

Oportunidades de parceria

Licenciamento

Parceria estratégica

Captação de recursos

Inventores
Henrique Timm Vieira
Heraldo Luis Dias da Silveira

Visite nossos laboratórios (clique no logo)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *