Processo de extração e identificação de marcador químico POV-2

Panorama tecnológico
O envelhecimento constitui-se essencialmente num processo degenerativo, levando inicialmente à redução no número de dendritos neuronais e, finalmente, à morte neuronal, irreversível em mamíferos. A demarcação entre envelhecimento normal e vários estados patológicos relacionados com a terceira idade tais como, déficits cognitivos, demência, depressão e doenças neurodegenerativas de um modo geral não está bem definida, sendo que, de fato, podem ter substratos comuns.

Descrição da tecnologia
A presente invenção trata do uso de extratos complexos obtidos de e/ou substâncias isoladas de plantas da família Olacaceaepara preparar medicamentos para o tratamento de desordens crônico-degenerativas do sistema nervoso central.

Problema resolvido
A invenção trata do uso de extratos obtidos caracterizados pela presença da substância–guia ou marcador químico POV-2, para preparar medicamentos para o tratamento de desordens crônico-degenerativas do sistema nervoso central.

Aplicações
Essa tecnologia pode ser utilizada em tratamento de desordens que incluem déficits cognitivos e processos neurodegenerativos comuns na terceira idade, ou associados a diversas formas de demência ou sequelas de acidentes vasculares cerebrais.

Vantagens
Fatores que conferem vulnerabilidade seletiva podem ser alvos importantes para agentes neuroprotetores no sentido de retardar a progressão das doenças neurodegenerativas.

Nível de maturidade da tecnologia (TRL – Technology Readiness Level)

Status e oportunidade
Patente concedida pelo INPI sob n° do pedido PI 0307647-4.

A patente pode ser encontrada na íntegra no Lume pelo link.

Inventores
Elaine Elisabetsky
Carlos Alexandre Netto
Adriana Lourenço da Silva
Ionara Rodrigues Siqueira
Domingos Savio Nunes

Visite o Lab… (Clique no logo)