Simulação ergonômica

Panorama tecnológico
Os parâmetros antropométricos estáticos e dinâmicos são fundamentais para o desenvolvimento e análise de objetos e ambientes, pois a aplicação destes parâmetros permite proporcionar conforto, segurança e eficácia para quem fará uso destes objetos ou ambientes. Porém, os dados sobre os parâmetros antropométricos dinâmicos são escassos e o levantamento destes parâmetros requer métodos complexos, como a necessidade de usuários reais e protótipos em escala real. O mercado carece de um meio mais rápido e fácil para se obter estes parâmetros, e carece ainda de ferramentas que possibilitem a obtenção dos parâmetros antropométricos durante as análises ergonômicas.

Descrição da tecnologia
Desenvolvimento de um modelo humano paramétrico em que possibilita a análise ergonômica virtual, permitindo a obtenção dos parâmetros antropométricos estáticos e dinâmicos. O MHD (Modelo Humano Digital) possui marcadores em suas articulações sinalizando as posições de conforto articular. O MHD é paramétrico, contém a versão feminina e masculina. Os movimentos do corpo realizam a simulação virtual conforme os movimentos reais do corpo humano.

Exemplo de uso da tecnologia.

Problema resolvido
Obtenção dos parâmetros antropométricos dinâmicos em que são identificados durante a análise ergonômica do uso dos produtos, o que contribui significativamente para o desenvolvimento de produtos que atendam aos requisitos de projeto como o conforto, a segurança e a eficácia.

Vantagens
– Parametrização das variáveis antropométricas;
– Articulações móveis, para que se consiga efetuar os movimentos necessários durante o uso de um determinado produto conforme o movimento real do corpo humano;
– Sinalização de zonas de conforto e desconforto articular nas articulações do MHD, através de cores originadas pelo movimento do modelo humano;
– Possibilita a obtenção de parâmetros antropométricos dinâmicos utilizados como parâmetros de projeto para desenvolver produtos com maior conforto, segurança e eficácia de sua função.

Aplicações
– Realização de análises ergonômicas em ambiente virtual de qualquer produto, físico ou virtual e posto de trabalho;
– Verificação de posturas de conforto do usuário ao utilizar o produto;
– Obtenção dos parâmetros antropométricos relacionados ao projeto de produto;
– Indústria moveleira, automotiva, transporte de carga e de passageiros;
– Empresas ou mercados que desenvolvam produtos em geral.

Estágio de desenvolvimento (TRL – Technology Readiness Level)

Status da tecnologia
Pedido de patente depositado no INPI.

Oportunidades de parceria
Licenciamento
Parceria estratégica
Captação de recursos

Inventores
Clariana Fischer Brendler
Fábio Gonçalves Teixeira
Gabriela Zubaran de Azevedo Pizzato
Guilherme Silva de Mello

Visite nossos laboratórios (clique no logo)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *