Menu

AcelerEA

O AcelerEA é um projeto de aceleradora de negócios, pensado pelo Parque Zenit UFRGS e pela Escola de Administração (EA-UFRGS). A iniciativa tem o objetivo de estimular a interação entre alunos, professores e empresas que estão se inserindo no mercado.

O programa se destina a empresas pré-incubadas em alguma das incubadoras da UFRGS. A aceleradora oferecere atividades semanais presenciais e EAD, no modelo téorico/prático, que servirão de apoio para a melhor definição do modelo do negócio, da validação das hipóteses do negócio e melhor definição das operações e direcionamento dos negócios.

A parte teórica é repassada previamente na modalidade de EAD; as atividades práticas são realizadas em sextas-feiras com o acompanhamento de alunos e professores da UFRGS. Além deste suporte, há também um programa de mentoria para os negócios participantes, realizadas por profissionais com conhecimento e experiências relacionadas diretamente com cada negócio.

Os negócios e alunos selecionados para a participação não terão custos de inscrição ou para participação do programa. Os alunos serão alocados para acompanhar um negócio específico ao longo de toda a edição.

Ao final do programa, terão a oportunidade de apresentarem um pitch do seu negócio para uma banca de potenciais investidores.

A intenção do AcelerEA é utilizar a expertise de alunos, professores e ex-alunos da UFRGS para auxiliar no processo de aceleração de empresas. Para os alunos, o programa se apresenta como uma oportunidade de aplicar seus conhecimentos em um caso real, acompanhar o desenvolvimento de uma empresa, e realizar networking com os diversos profissionais envolvidos no processo.

Benefícios da participação do programa

  • Estímulo aos alunos para a resolução de problemas reais do cotidiano e entrega de valor à sociedade;
  • Apoio às empresas do ecossistema de empreendedorismo e inovação da UFRGS;
  • Geração de impacto positivo na sociedade e melhoria da atitude em relação ao empreendedorismo e à inovação;
  • Disseminação da cultura do empreendedorismo;
  • Integração entre academia e mercado;
  • Possibilidade de atualização para os egressos, com acesso ao que está sendo desenvolvido na universidade;
  • Visibilidade da UFRGS, da EA e do Parque Zenit UFRGS na sociedade;
  • Desenvolvimento de redes entre alunos, professores e profissionais.

Perguntas e Respostas

Quando acontecerão os encontros presenciais?

Os encontros presenciais acontecerão em sextas-feiras, conforme o cronograma, por duas horas, no turno da tarde. As específicas datas são apresentadas abaixo, no cronograma.

Qual a participação do aluno EA nesse processo?

Os alunos serão alocados em equipes conjuntas com os representantes das empresas selecionadas. A equipe, então, desenvolverá o Plano de Aceleração que será apresentado pela banca de investidores.

Quem são as empresas que participarão do processo de aceleração?

Negócios pré-incubados em incubadoras da UFRGS.

Quanto custa participar do AcelerEA?

As inscrições e a participação são gratuitas tanto para empreendedores quanto para alunos.

Organização:

Voltar para o menu