Com projeto voltado à assistência do público idoso, alunos da UFRGS fazem parte de time vencedor no Les Doctoriales

Três estudantes de doutorado da UFRGS integram o time vencedor do Desafio 24h Innov, parte do seminário de imersão Les Doctoriales Rio Grande do Sul. São eles Esdras de Souza Filho, do Programa de Pós-Graduação de Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais; Guilherme Benitez, do PPG de Engenharia de Produção; e Renata Bertotto, do PPG de Engenharia Química.

A 3ª edição da imersão aconteceu nos últimos dias 22 e 23 de novembro, e reuniu cerca de uma centena de doutorandos, selecionados entre 13 instituições de ensino superior do Estado, e uma francesa. Os estudantes formaram equipes baseadas em suas competências – unindo habilidades diferenciadas e multidisciplinares, com o foco no contexto profissional e mercadológico.

A equipe dos três doutorandos – chamada 8 – Infinity – também era composta por alunos da Unisinos, PUCRS, Ulbra, Univates, UPF, UFSM e UCS. O desafio da atividade, que une características e habilidades de todos os participantes, demanda um trabalho intenso, de 24 horas seguidas. Para Esdras Filho, o fundamental para o sucesso do grupo foi a sintonia entre os integrantes. “A partir do momento em que o desafio foi lançado, cada componente do grupo abriu mão de seus projetos pessoais e passou a ouvir as propostas dos colegas”, afirma o doutorando. O projeto que levou a equipe à vitória foi uma plataforma voltada para o público idoso, com o objetivo de reintegrar essa faixa etária na sociedade mediante a interação com outros idosos; também visa otimizar o acesso a prestadores de serviço voltados para este público. Esdras conclui: “o Les Doctoriales me proporcionou conhecimento da importância que temos perante a sociedade (…) a responsabilidade de promover o desenvolvimento sociocientífico”.

 

 

Diferente de edições anteriores, em 2018 o grupo vencedor terá seu projeto incubado pela empresa Fábrica do Futuro POA, que trabalha com o ecossistema de inovação e tecnologia, especialmente voltado aos novos talentos.

Além do desafio, a atividade contou com o apoio de consultores, coachs especializados em estratégia de negócios e dinâmicas para valorização de cada participante em sua individualidade e coletividade. Isso incluiu projetos de pesquisa, interesses pessoais e capacidades.

Les Doctoriales

A UFRGS e o Parque Zenit agradecem a equipe organizadora da 3ª edição gaúcha do Les Doctoriales, realizada por membros de universidades do RS, a empresa Fábrica do Futuro e pela Aliança Francesa – na pessoa de  Ghissia Hauser.