Menu

Entrevista com a Sentimonitor, Top 2 AI Techs no 100 Top Open Startups 2021

Sentimonitor, startup que foi incubada na CEI (Centro de Empreendimentos em Informática (da UFRGS), foi reconhecida como Top 2 dentre as empresas de inteligência no evento 100 Open Startups 2021 no mês de novembro. Entrevistamos Leonardo Fischer, sócio da empresa, sobre a nova premiação. Confira:

1) O que faz a Sentimonitor?

A Sentimonitor é uma empresa de inteligência artificial para pesquisa e insights. Nós potencializamos nossos clientes com ferramentas de inteligência, que permite a nossos clientes obterem inteligência e insights sobre seus clientes e consumidores a partir de dados públicos, capturados da internet, e dados privados, fornecidos pelos nossos clientes.

Oferecemos uma plataforma web e API que permite que nossos clientes acompanhem o que se fala “de”  suas marcas e o que se fala “com” suas marcas, destravando oportunidades para novas vendas, alinhamento da comunicação estratégica, melhorias em atendimento e inovação em produtos e serviços.

2) Como foi a trajetória com a Incubadora da UFRGS? Qual foi a importância da incubação no processo da empresa?

A Sentimonitor começou em 2008, como uma consultoria de projetos de inteligência artificial e processamento linguístico com clientes na América do Norte, União Européia e Oriente Médio. Em 2010, resolvemos construir uma plataforma de inteligência escalável, e adentramos o CEI – Centro de Empreendimentos em Informática da UFRGS, onde ficamos até o início de 2013, quando, com aquecimento comercial, fomos para um escritório próprio em área central, mais próximo a nossos clientes.

A incubação foi importante na fase de construção de produto por nos viabilizar fácil acesso a excelentes talentos técnicos e trocas com o ambiente acadêmico, que estabeleceu os fundamentos tecnológicos e de gestão da inovação que ainda hoje são um ativo importante na empresa.

3) E a premiação no Top 100 Open Startups, como foi? Quais foram as expectativas, sensações e razões percebidas dessa premiação?

A premiação da 100 Open Startups se destaca pela objetividade do processo: são pontuados contratos com corporações e governos, cada um deles confirmado pela corporação e verificado pelo time da 100 Open Startups. Este processo privilegia as startups mais bem relacionadas com grandes empresas. As expectativas pós-premiação não poderiam ser melhores: em apenas 2 horas após a divulgação do ranking específico de Inteligência Artificial, onde fomos  #2 AI Startup entre mais de 640 inscritas, recebemos nada menos que 26 pedidos de reuniões com corporações.



Foto do time ao receber o prêmio de melhor pitch no 3o Super Demo Day da Liga Ventures (detalhes em https://www.sentimonitor.com/blog/br/o-melhor-pitch-do-brasil-e-portugal/)

Cabe pontuar que essa premiação corrobora o que premiações envolvendo outros métodos também concluíram: fomos Top #3 Martech Startups pela Distrito (ranking feito por renomados veteranos do mercado de marketing e startups), #1 no Insurtech Latam Forum 2021 (votação do público e voto de especialistas do mercado de seguros) e Vencedor Geral do Prêmio SP de Inovação em Turismo (votos de especialistas em turismo e inovação do governo, academia e indústria).

4) Quais as perspectivas ou projetos para o futuro?

Esperamos quadruplicar o faturamento e duplicar a equipe em 2022. Estamos expandindo nosso time de tecnologia, operações, atendimento e vendas, com oportunidades de muito crescimento nos próximos anos. Se você conhece alguém que acha que poderia se encaixar bem em um ambiente inovador, acelerado, com constantes e novos desafios, e trabalhos estratégicos com grandes empresas e governos, conte pra essa pessoa da Sentimonitor!

CONHEÇA MAIS SOBRE A EMPRESA:

Site 
Email
LinkedIn
Facebook
Instagram
Twitter

Texto de: Carlos Eduardo da Silva Ribeiro, doutorando em Comunicação UFRGS, mestre em Sociologia UFPEL, bolsista de Desenvolvimento Institucional do Parque Zenit.

Voltar para o menu