Inovação e saúde foram pauta no Quartas de Inovação

O evento ocorreu nesta última quarta-feira, 4 de julho, no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e contou com visões de profissionais de diferentes áreas para debater sobre o tema.

Esta edição foi organizada com o apoio da Fundação Médica e realizada pelo Parque Zenit em conjunto com o HCPA. A mediação foi feita pelo Vice-Diretor do Zenit, Prof. Rafael Roesler, e pela Profª do Departamento de Genética da UFRGS e Serviço de Genética Médica do HCPA, Patrícia Ashton-Prolla.

Participaram como palestrantes o Prof. Ricardo Xavier, docente na Faculdade de Medicina da UFRGS e pesquisador na área de reumatologia, com ênfase em fisiopatologia e clínica das doenças autoimune; Diogo Ferreira, representante da empresa OTUS, startup incubada no Centro de Empreendimentos em Informática (CEI), e que busca, por meio do uso de tecnologias, remover gargalos e melhorar processos de captação e gerenciamento de grandes volumes de dados; e Luis Eduardo Caroli, representante da empresa Biozeus, companhia que tem como objetivos desenvolver novos fármacos capazes de melhorar a vida de pacientes e preencher as lacunas entre as descobertas de pesquisas científicas promissoras e lançamentos de novos medicamentos.

De acordo com a Professora Patrícia Ashton-Prolla, Coordenadora do Grupo de Pesquisa e Pós-Graduação do HCPA, esta edição do Quartas de Inovação foi “uma oportunidade para conectar as pessoas em torno do tema inovação. Através dessa nova parceria com o Parque Zenit da UFRGS, esperamos oportunizar à comunidade do HCPA experiências de motivação e capacitação para a inovação e o empreendedorismo”.

O Professor Rafael Roesler, Vice-Diretor do Parque Zenit, também destaca que “o Parque Zenit trabalha para promover a conexão entre os diferentes atores que trabalham em pesquisa científica, inovação e empreendedorismo, e o HCPA é uma instituição de excelência em pesquisa em saúde. Este evento é um marco na consolidação da nossa parceria”.