Solenidade de assinatura do Pacto Alegre acontece no aniversário de Porto Alegre (26)

No mesmo dia do aniversário de 247 anos de Porto Alegre, nesta terça-feira (26), foi assinado o movimento Pacto Alegre, um plano que reúne micro e macrodesafios e compromissos para transformar Porto Alegre em uma cidade referência como ecossistema global de inovação. O encontro aconteceu na Associação Comercial de Porto Alegre, na manhã de ontem. Entre as 75 entidades presentes, dentre elas associações de classe, empresários, políticos e representantes de universidades gaúchas, o Parque Zenit foi representado pela figura do diretor Marcelo Lubaszewski, da profª Aurora Carneiro Zen e do bolsista Diego Gazarro.

 

A iniciativa do Pacto teve início em 2018 com a Aliança para a Inovação, formada pelas universidades UFRGS, PUCRS e Unisinos. Com auxílio da Prefeitura Municipal, a Aliança pode fomentar a participação de mais atores, tudo com o objetivo de engajar uma construção cooperativa para o ambiente inovador de Porto Alegre.

Inicialmente, o grupo definiu os macrodesafios como Talentos, Transformação Urbana, Ambiente de Negócios, Imagem de Cidade Inovadora, Qualidade de Vida e Modernização da Administração Pública. Com desafios escolhidos, o movimento agora buscará desenhar projetos concretos que gerem benefícios nessas áreas.