Menu

UFRGS e Prefeitura de Farroupilha formalizam instalação de Escritório de Inovação na Serra

Na última segunda-feira (27), a UFRGS e a Prefeitura de Farroupilha assinaram o protocolo que simboliza o primeiro passo para a construção de um Escritório de Inovação do Parque Tecnológico Zenit – UFRGS na serra gaúcha. O terreno, localizado no bairro Cinquentenário, em Farroupilha (RS), foi uma doação da prefeitura à Universidade, que será responsável pela construção e implementação do parque. O objetivo da iniciativa é fomentar a indústria produtiva e inovadora da região, por meio de cursos e projetos que desenvolvam o empreendedorismo, inclusive voltados ao comércio local.

O professor Diretor do Parque Zenit, Marcelo Lubaszewski, destacou a relevância de mais um instrumento de educação aliado à inovação para transformar uma sociedade. “Teremos aqui educação e capacitação empreendedora para empoderar nossos jovens, para que eles sejam protagonistas do futuro, responsáveis pela própria carreira, para que transformem suas ideias em geração de riqueza”, afirmou ele, que chamou a instalação de “Marco Zero da UFRGS na Serra”. A ideia é ofertar cursos de capacitação na área do empreendedorismo, criar condições para que a região gere suas próprias startups. O professor Lubaszewski afirma ainda o potencial enorme em toda a região da Serra, não apenas na cidade de Farroupilha.

 

Na foto, o Diretor do Parque Zenit, Marcelo Lubaszewski, assina o Protocolo. Foto: Caiani Lopes

Além da representação do Parque Zenit, estava presente o reitor da UFRGS, Rui Vicente Oppermann, que falou sobre o desafio da conquista desse projeto. “Tivemos um longo caminho até chegar aqui, recebendo muitas pessoas que nos provocaram a aceitar esse desafio. Nós chegamos em Farroupilha com o nosso melhor, que é nossa capacidade de empreender, produzir pesquisa e tecnologia. Somos uma universidade pública, gratuita e temos responsabilidade com todos. Sinto uma grande felicidade por estar aqui e saber que o que vamos fazer é o que tem de mais contemporâneo e inovador e estamos fazendo isso onde esse potencial será fértil”, ressaltou o reitor .

O prefeito de Farroupilha, Claiton Gonçalves, comemora a oficialização da união, destacando as vantagens da parceria e a necessidade do investimento em educação para o avanço da sociedade.  “A educação é a única forma de alcançar a cidadania e construir uma sociedade. A UFRGS está se instalando na serra, justamente onde está o Instituto Federal, a Universidade de Caxias do Sul, a UERGS no futuro, entre outros equipamentos que somam esforços para a formação e construção de futuro da serra gaúcha”, concluiu.

Parque Tecnológico Zenit na Serra Gaúcha

O Escritório de Inovação Zenit centralizará e coordenará ações de fomento à educação empreendedora e criação de novos negócios inovadores. Mediante às melhores práticas desenvolvidas na academia e validadas pelo mercado, o Escritório buscará meios para proporcionar oportunidades de qualificação à população local, com foco na adoção, pelos cidadãos, de uma postura empreendedora frente aos desafios de suas atividades profissionais e habilitando-os a criarem novos negócios com potencial inovador para fomentar o desenvolvimento do município.

O início do atendimento na região depende do andamento das obras. A partir do início das obras, a expectativa é de que seja concluído dentro de um período de 30 meses.

Durante a cerimônia foi descerrada a placa da pedra fundamental das futuras instalações. Foto: Caiani Lopes

Fonte: Secom/UFRGS