Quem Somos

O Núcleo de Estudos em Neuropsicologia Cognitiva (NEUROCOG) foi criado em 2006, sob a coordenação da professora doutora Jerusa Fumagalli de Salles, com o objetivo de desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de neuropsicologia, neuropsicologia cognitiva, neuropsicologia do desenvolvimento, avaliação neuropsicológica, psicologia cognitiva e psicologia experimental cognitiva. As pesquisas, de cunho interdisciplinar, tratam do desenvolvimento, do processamento, da avaliação e de transtornos (de desenvolvimento e adquiridos) de funções cognitivas, tais como memória, linguagem, percepção, atenção e funções executivas.

Mais informações podem ser acessadas na página do grupo no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.


Noticias

Dia feliz! Hoje é o lançamento oficial do TRIACOG! Um produto produzido pelo Neurocog! Parabéns às autoras Jaqueline de Carvalho Rodrigues, Denise Rushel Bandeira e Jerusa Fumagalli de Salles!! Para mais informações acesse: https://www.vetoreditora.com.br/busca.asp?PalavraChave=triacog
O Instituto Ayrton Senna e a Rede Nacional de Ciência para Educação (Rede CpE) divulgam os projetos selecionados pelo edital de pesquisas sobre “Avaliação e mitigação de perdas na educação durante a pandemia de Covid-19”. O edital foi divulgado em agosto e buscou selecionar projetos com […]

O Grupo

Jerusa Salles

Professora Coordenadora

Felipe de Oliveira

Estudante de Doutorado

Gabriella Kotermann

Estudante de Doutorado

Francéia Lietdke

Estudante de Doutorado

João G. Izidoro

Estudante de Mestrado

Érika Prates

Estudante de Mestrado

Laura França

Iniciação Científica

Tainá Spessatto

Iniciação Científica

Ana Luiza Tonial

Iniciação Científica

Freya

Iniciação Científica

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Projetos

Endofenótipos das dificuldades de aprendizagem da matemática e da leitura

A discalculia do desenvolvimento é um transtorno específico de aprendizagem da aritmética que afeta entre 3% e 6% da população em idade escolar. Os domínios mais afetados são o conceito de numerosidade, a habilidade de contar, bem como as habilidades de transcodificar entre as diversas representações simbólicas de numero, aprender e resgatar os fatos aritméticos e de realizar as quatro operações. A discalculia do desenvolvimento é uma entidade heterogênea do ponto de vista cognitivo, havendo formas com comprometimento, em diversas combinações, das habilidades de transcodificação verbal, memória verbal, processamento fonológico, processos visoespaciais e representação não-simbólica de magnitude. as dislexias de desenvolvimento sao dificuldades de aprendizado da leitura em crianças que apresentam inteligência e habilidades sensoriais normais (Demonet, Taylor e Chaix, 2004). Dito de outra forma, são problemas significativos no reconhecimento de palavras, apesar de inteligência média, fluência na língua materna, nenhum déficit sensorial primário ou problemas emocionais (Wise, Ring e Olson, 1999). Para a International Dyslexia Association (Lyon et al., 2003), a dislexia é um transtorno especifico de aprendizagem, de origem neurobiológica. Ela se caracteriza por dificuldades com o reconhecimento preciso e/ou fluente de palavras e por poucas habilidades de ortografia e de decodificação. Essas dificuldades geralmente resultam de um déficit no componente fonológico da linguagem, que costuma ser inesperado em relação a outras habilidades cognitivas e à existência de instrução efetiva na sala de aula. Suas consequências secundárias podem envolver problemas na compreensão leitora e pouca experiência com leitura, que impedem o crescimento do vocabulário e do conhecimento geral.

Materiais

Instrumento interdisciplinar que sistematiza as entrevistas com os responsáveis e a observação clínica do desenvolvimento infantil, através de situações semiestruturadas de brincadeira, com o objetivo de rastreamento da presença de comportamentos inerentes à sintomatologia do Transtorno do Espectro Autista. Destina-se a crianças em torno de 24 a 60 meses de idade, especialmente aquelas não-verbais, com suspeita de TEA e outros transtornos da comunicação.

O objetivo deste teste é avaliar habilidades de leitura de palavras de crianças e adolescentes com vistas a identificar dificuldades e fornecer subsídios para avaliações, intervenções e encaminhamentos. O teste encontra-se publicado e à venda no link dos autores.

Este instrumento destinado à população infantil e adolescentes permite avaliação quantitativa e qualitativa das habilidades de compreensão de textos narrativos e fornece subsídios para os processos avaliativos, diagnósticos, planejamento de aulas, intervenções e encaminhamentos. O teste encontra-se publicado e à venda no link dos autores.

Instrumento de avaliação destinado a adultos e idosos e fornece subsídios para traçar o melhor plano de intervenção ou de continuidade do processo de avaliação. O teste encontra-se publicado e à venda no link dos autores.

O instrumento é destinado a adultos e idosos e tem como objetivo identificar a integridade das rotas de leitura (fonológica, lexical ou ambas) para complementar o processo de avaliação e diagnóstico e traçar o plano de intervenção e as práticas acadêmicas (educativas) mais eficazes para cada indivíduo. O teste encontra-se publicado e à venda no link dos autores.


O instrumento permite investigar aspectos quantitativos e qualitativos por meio de múltiplas dimensões: precisão (capacidade de reconhecimento das palavras), automaticidade (velocidade de processamento), prosódia na leitura oral (fluidez, entonação e pausa) e compreensão de leitura. É destinado a profissionais da área clínica, acadêmica e educacional, incluindo psicólogos, fonoaudiólogos, médicos, terapeutas ocupacionais, pedagogos, psicopedagogos e outros profissionais da área educacional que atuam (ou tem conhecimento) em Neuropsicologia e avaliação de Linguagem.

O teste de Retenção Visual de Benton ( Benton Visual Retention Teste, BVRT) é um instrumento de avaliação neuropsicológica que envolve a memória visuoespacial, praxia construtiva e percepção visual. O processo de adaptação para a população brasileira foi recentemente concluído (Salles, Bandeira, Trentini & Hutz, 2016). O teste encontra-se publicado e à venda no link dos autores.

Esse teste foi desenvolvido para pessoas de 12 a 90 anos e é um instrumento breve para avaliação de funções neuropsicológicas, como memória, funções executivas e linguagem, auxiliando no diagnóstico neuropsicológico e no delineamento de índices terapêuticos. O teste encontra-se publicado e à venda no link dos autores.

Esta tarefa pode ser utilizada com crianças de 6 a 12 anos e consiste na apresentação de 60 estímulos isolados, divididos em palavras regulares, irregulares e pseudopalavras,sendo avaliados o reconhecimento visual e a leitura oral de palavras.

Esta tarefa avalia a compreensão de leitura textual em crianças de 6 a 12 anos e consiste na leitura de uma história pelo participante, seguida de um reconto oral e da resposta por escrito a perguntas sobre o texto. São avaliadas compreensão de texto e geração de inferências.

O experimento de priming  semântico foi construído a partir de uma lista de associação semântica entre palavras, com o objetivo de avaliar efeito de facilitação sobre a resposta a palavras pela exposição anterior a palavras relacionadas semântica-associativamente. O experimento é constituído de 78 pares de palavras, divididas em pares com alvos palavras e pares com alvos pseudopalavras, sendo apresentado no software e-prime . A força de associação, o método de geração de pares e a prporção de pares relacionados foram controlados nos experimentos utilizados pelo grupo. A descrição do experimento, bem como a lista de estímulos constituintes, pode ser conferida  neste artigo.

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Universidade Federal do Rio Grande do Sul
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