Quem Somos
O Núcleo de Estudos em Neuropsicologia Cognitiva (NEUROCOG) foi criado em 2006, sob a coordenação da professora doutora Jerusa Fumagalli de Salles, com o objetivo de desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de neuropsicologia, neuropsicologia cognitiva, neuropsicologia do desenvolvimento, avaliação neuropsicológica, psicologia cognitiva e psicologia experimental cognitiva. As pesquisas, de cunho interdisciplinar, tratam do desenvolvimento, do processamento, da avaliação e de transtornos (de desenvolvimento e adquiridos) de funções cognitivas, tais como memória, linguagem, percepção, atenção e funções executivas.
Mais informações podem ser acessadas na página do grupo no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.
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Teses e Dissertações
Projetos
Construção de instrumentos de avaliação neuropsicológica das habilidades de leitura e escrita
Efeito de priming semântico em tarefa de decisão lexical nas dislexias de desenvolvimento
Índices para reabilitação neuropsicológica das seqüelas de Acidente Vascular Cerebral: aspectos demográficos, neurológicos, neuropsicolinguísticos e de neuroimagem funcional
Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve Infantil – NEUPSILIN-INF
Avaliação da percepção, memória visual e praxia construtiva através do Benton Visual Retention Test: normatização para amostra brasileira
Normas de associação semântica de palavras
Dislexias de desenvolvimento em adultos: perfil de leitura e escrita e habilidades neuropsicológicas relacionadas
Materiais
Instrumento interdisciplinar que sistematiza as entrevistas com os responsáveis e a observação clínica do desenvolvimento infantil, através de situações semiestruturadas de brincadeira, com o objetivo de rastreamento da presença de comportamentos inerentes à sintomatologia do Transtorno do Espectro Autista. Destina-se a crianças em torno de 24 a 60 meses de idade, especialmente aquelas não-verbais, com suspeita de TEA e outros transtornos da comunicação.
O objetivo deste teste é avaliar habilidades de leitura de palavras de crianças e adolescentes com vistas a identificar dificuldades e fornecer subsídios para avaliações, intervenções e encaminhamentos. O teste encontra-se publicado e à venda no link dos autores.
Este instrumento destinado à população infantil e adolescentes permite avaliação quantitativa e qualitativa das habilidades de compreensão de textos narrativos e fornece subsídios para os processos avaliativos, diagnósticos, planejamento de aulas, intervenções e encaminhamentos. O teste encontra-se publicado e à venda no link dos autores.
Instrumento de avaliação destinado a adultos e idosos e fornece subsídios para traçar o melhor plano de intervenção ou de continuidade do processo de avaliação. O teste encontra-se publicado e à venda no link dos autores.
O instrumento é destinado a adultos e idosos e tem como objetivo identificar a integridade das rotas de leitura (fonológica, lexical ou ambas) para complementar o processo de avaliação e diagnóstico e traçar o plano de intervenção e as práticas acadêmicas (educativas) mais eficazes para cada indivíduo. O teste encontra-se publicado e à venda no link dos autores.
O instrumento permite investigar aspectos quantitativos e qualitativos por meio de múltiplas dimensões: precisão (capacidade de reconhecimento das palavras), automaticidade (velocidade de processamento), prosódia na leitura oral (fluidez, entonação e pausa) e compreensão de leitura. É destinado a profissionais da área clínica, acadêmica e educacional, incluindo psicólogos, fonoaudiólogos, médicos, terapeutas ocupacionais, pedagogos, psicopedagogos e outros profissionais da área educacional que atuam (ou tem conhecimento) em Neuropsicologia e avaliação de Linguagem.
O teste de Retenção Visual de Benton ( Benton Visual Retention Teste, BVRT) é um instrumento de avaliação neuropsicológica que envolve a memória visuoespacial, praxia construtiva e percepção visual. O processo de adaptação para a população brasileira foi recentemente concluído (Salles, Bandeira, Trentini & Hutz, 2016). O teste encontra-se publicado e à venda no link dos autores.
Esse teste foi desenvolvido para pessoas de 12 a 90 anos e é um instrumento breve para avaliação de funções neuropsicológicas, como memória, funções executivas e linguagem, auxiliando no diagnóstico neuropsicológico e no delineamento de índices terapêuticos. O teste encontra-se publicado e à venda no link dos autores.
Esta tarefa pode ser utilizada com crianças de 6 a 12 anos e consiste na apresentação de 60 estímulos isolados, divididos em palavras regulares, irregulares e pseudopalavras,sendo avaliados o reconhecimento visual e a leitura oral de palavras.
Esta tarefa avalia a compreensão de leitura textual em crianças de 6 a 12 anos e consiste na leitura de uma história pelo participante, seguida de um reconto oral e da resposta por escrito a perguntas sobre o texto. São avaliadas compreensão de texto e geração de inferências.
O experimento de priming semântico foi construído a partir de uma lista de associação semântica entre palavras, com o objetivo de avaliar efeito de facilitação sobre a resposta a palavras pela exposição anterior a palavras relacionadas semântica-associativamente. O experimento é constituído de 78 pares de palavras, divididas em pares com alvos palavras e pares com alvos pseudopalavras, sendo apresentado no software e-prime . A força de associação, o método de geração de pares e a prporção de pares relacionados foram controlados nos experimentos utilizados pelo grupo. A descrição do experimento, bem como a lista de estímulos constituintes, pode ser conferida neste artigo.