9ª Semana da África na UFRGS

Saúde e saberes em contextos Africanos

A Semana da África na UFRGS, ação de extensão já tradicional em nossa Universidade, oferecerá nesse ano 2021 atividades acadêmicas, culturais e educativas relativas aos povos africanos, em referência às comemorações do Dia da África, 25 de maio, na continuidade do que vem ocorrendo anualmente na UFRGS desde o ano de 2013. Em razão da pandemia de COVID-19, toda a programação será online.

O tema central abordado nesta nona edição é SAÚDE E SABERES EM CONTEXTOS AFRICANOS. No evento serão apresentados e discutidos determinados aspectos da crise sanitária mundial no que respeita ao continente, bem como serão debatidos de modo mais geral diferentes meios pelos quais as culturas tradicionais africanas e na diáspora lidam com a saúde e a doença, o equilíbrio físico/espiritual e a cura. Paralelamente serão realizadas atividades culturais alusivas à Semana da África, bem como ocorrerá apresentação de trabalhos acadêmicos e relatos de experiências com foco nas realidades sociais africanas.

25 de maio (terça-feira), às 8:00

Saberes da nossa cultura

Três pessoas que vivem no Brasil, mas de três diferentes regiões do continente africano, compartem experiências e conhecimentos através de conversas com familiares que vivem …

25 de maio (terça-feira), às 8:00

Abla Pokou, a origem do povo Baulê

Atividade cultural desta semana será por conta do marfinense, Loua Pacon Oulai, que nos contará sobre a origem do povo baulê, em território da atual …

26 de maio (quarta-feira), às 15:00

Saúde e combate à COVID-19 no continente africano

Neste encontro, a enfermeira guineense Francisca da Silva fará uma reflexão sobre alguns aspectos de Saúde em África, apontando políticas que apresentam urgência em serem …

26 de maio (quarta-feira), às 19:00

Apresentação de trabalhos (sessão 1)

Sessão de apresentação de pesquisas e de relatos de experiências sobre o continente africano seguidas de debate com o público. Manuel Mahoche (mediador), moçambicano, doutorando …

27 de maio (quinta-feira), às 15:00

Práticas de cura em contextos africanos

Estarão no diálogo deste encontro resultados de pesquisas acadêmicas e experiências vivenciais sobre diferentes meios pelos quais as culturas tradicionais africanas lidam com a saúde …

27 de maio (quinta-feira), às 19:00

Apresentação de trabalhos (sessão 2)

Sessão de apresentação de pesquisas e de relatos de experiências sobre o continente africano seguidas de debate com o público. José Rivair Macedo (mediador) – brasileiro, …

28 de maio (sexta-feira), às 19:00

Cuidados em saúde de imigrantes africanos no Brasil

Serão abordadas questões relativas à saúde física, mental e espiritual de imigrantes, em diálogo entre iniciativas de coletivos ou de ações de extensão universitária nesse …