foto1
foto1
foto1
foto1
foto1
Departamento de Solos


Agenda

Agenda Departamento de Solos

Fagro Notícias

Notícias da Faculdade de Agronomia

Guia Telefônico

Guia Telefônico

Repositório Digital

Repositório Digital

Contador de Visitas

HojeHoje143
OntemOntem399
Esta semanaEsta semana1413
Este mêsEste mês7404
TotalTotal119609

BRASIL  ESPAÑOL  ENGLISH

Criado em 1969, o Departamento de solos da Faculdade de Agronomia da UFRGS tem desenvolvido, ao longo dos anos, pesquisas nas mais diversas áreas do conhecimento que integram o solo e seus usos. Por meio da caracterização, mapeamento e estudo analítico dos solos, busca constantemente identificar os principais problemas que limitam a produção agrícola do Rio Grande do Sul buscando corrigir as limitações, desenvolver e aprimorar tecnologias e transferir conhecimento, integrando produtividade, competitividade, conservação e preservação ambiental dos recursos naturais. Tais objetivos estão ancorados nos programas e linhas de pesquisa:

I.     Melhoramento de Fertilidade de Solos do Estado, desenvolvido em parceria com demais instituições de pesquisa e extensão, permitiu a incorporação de, pelo menos, três milhões de hectares na área agrícola Gaúcha, antes considerados marginais ou inaptos em virtude de manejos inadequados e/ou baixa fertilidade natural. Fruto deste esforço coletivo, foi a elaboração do Manual de Recomendação de Adubação e Calagem para os Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

II.  Erosão hídrica nos solos do Rio Grande do Sul, contando com uma base de dados de perda de solo e água em condições de chuva natural e simulada para diferentes regiões do Estado e, usando de modelagem matemática, tem permitido avanços no entendimento do processo erosivo e o desenvolvimento e introdução de novas técnicas de conservação do solo.

III.Fixação biológica de nitrogênio, desenvolvido em parceria com o Instituto de Pesquisas Agronômicas da Secretaria da Agricultura, vem permitindo avanços no desenvolvimento tecnológico de inoculantes com estirpes eficientes de Rhizobium para as leguminosas mais importantes cultivadas no Rio Grande do Sul.

IV.Utilização do solo como meio para descarte e inativação de resíduos potencialmente poluentes, desenvolvido em parceria com empresas privadas do setor coureiro e petroquímico, vem permitindo avanços no tratamento de efluentes e redução da carga potencialmente poluente devolvida ao ambiente.

V.  Ensaios, instrumentação e coordenação de atividades motomecanizadas, desenvolvidas na Estação Experimental Agronômica, vem permitindo melhorias na ergonomia, segurança, eficiência e trabalhabilidade de conjuntos motomecanizados, cujos trabalhos são desenvolvidos com indústrias que operam no setor.

VI.Sistemas integrados de produção, desenvolvido tanto na Estação Experimental Agronômica como em parcerias com produtores rurais, vem permitindo a otimização de áreas agrícolas e a diversificação da renda no campo por meio de sistemas como integração lavoura-pecuária e uso de terras baixas para produção de grãos e cereais como soja e milho, além da tradicional cultura do arroz.

Copyright © 2019 Copyright Faculdade de Agronomia - UFRGS Rights Reserved.