foto40
foto41
foto42
foto43
foto44
Estação Experimental Agronômica


BRASIL  ESPAÑOL  ENGLISH

A Estação Experimental Agronômica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EEA-UFRGS) é um órgão auxiliar da Faculdade de Agronomia, com uma área total de 1.560 hectares. Na EEA é conduzida a parte de campo da maioria das pesquisas desenvolvidas pelos professores e alunos da Faculdade de Agronomia e Curso de Zootecnia, e de outras unidades da UFRGS, como as Faculdades de Veterinária e Ecologia, o Instituto de Biociências e o de Pesquisas Hidráulicas (IPH). O curso de Zootecnia iniciou à nível de graduação no ano de 2013, e tem algumas de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, sendo desenvolvidas na EEA.

As pesquisas desenvolvidas dentro da EEA, envolvem cultivo de plantas (grãos, forrageiras, frutíferas, florestais, medicinais, aromáticas), criações animais (bovinos, ovinos, aves e abelhas), conservação de recursos naturais (solo, água, biodiversidade), aspectos agrometeorológicos e climáticos (estação meteorológica automatizada), integração lavoura-pecuária, etc.
A EEA-UFRGS também serve como laboratório de campo para aulas teórico-práticas de várias disciplinas e de cursos promovidos pelas Faculdade de Agronomia, Zootecnia, Veterinária e outras unidades da UFRGS, como por exemplo, o Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH), o Instituto de Geociências e a Escola de Engenharia.

 f13

Além de atender as atividades de ensino de graduação e de pós-graduação, a EEA tem apoiado e incentivado a execução de cursos, capacitações e dias de campo para extensionistas e agricultores, visando difundir os resultados de pesquisa ao público que não está diretamente relacionado à academia. Do total de 1.560 hectares, há uma área de 150 hectares destinada à preservação do Bioma da Depressão Central do RS. Esta constitui uma das poucas áreas ainda não exploradas pelo homem neste importante Bioma do RS.
No restante da área, aproximadamente 760 ha de campo nativo são utilizados para a pecuária de corte e pesquisas com animais e pastejo (gado de corte e ovinos), 40 ha para pesquisa em Horticultura (Fruticultura), 56 ha de pesquisa com sistemas silvipastoris e reflorestamento e 180 ha para culturas anuais (50 ha de culturas para produção de grãos e 130 ha de pastagens cultivadas). O restante da área total é ocupado por estradas internas (32 km), instalações (17.379 m² de área construída), açudes (56 ha), Áreas de Preservação Permanente (APP) e de Reserva Legal (RL).



A EEA-UFRGS tem como objetivo principal apoiar as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pelas Faculdades de Agronomia, Zootecnia e Veterinária da UFRGS, envolvendo docentes e alunos de graduação e pós-graduação. Também se destina a oferecer cursos para qualificação profissional de mão de obra, além de oferecer cursos de extensão e dias de campo ao público em geral nas diferentes áreas agronômicas.
 

Missão
"Proporcionar condições para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade, preferencialmente da área de Ciências Agrárias. Desenvolver a produção agrícola, dentro de sistemas ou módulos que possam servir de áreas demonstrativas, sem prejuízo das atividades de ensino, pesquisa e extensão."

 

A Estação Experimental Agronômica da UFRGS, está localizada na Rodovia BR-290, Km 146, Eldorado do Sul, CEP: 92990-000.

Telefones para contato:

    Ramais: (51) 3308-2315 e 2316.

    Celular: (51) 99866-6205.

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Copyright © 2019 Copyright Faculdade de Agronomia - UFRGS Rights Reserved.