Objetivos

Considerando a temática de investigação sobre projetos de arquitetura e urbanismo; e entendendo essa ação como uma prática reflexiva em relação aos temas socioculturais, tecnológicos e estéticos; o universo dos concursos públicos de arquitetura e urbanismo evidencia-se como categoria exemplar de novas ideias, investigação de novos conceitos e prospecção de valores arquitetônicos. 

Talvez em nenhuma outra oportunidade de projeto se estabeleçam condições tão ricas e abundantes de reflexão e debates sobre a arquitetura contemporânea e seus rumos. Nesse sentido, a pesquisa vem sistematizando, documentando e expondo material inédito, salvaguardado por cada autor, que dificilmente viria à consulta pública.

O trabalho, no entanto, tem se revelado mais árduo do que imaginado, já que os autores das obras nem sempre possuem seu material organizado e disponível, obrigando os bolsistas e pesquisadores a longas jornadas de coleta e preparo desse material. Com isso, a produção do acervo vem se construindo mais lentamente do que se imaginava. Mesmo assim, já oferece resultados e produtos parciais apreciáveis.