A Inserção do Profissional de Saúde Mental em uma Equipe Interdisciplinar de Bioética


Adriana Pacheco Pires

Programa de Atenção aos Problemas de Bioética
Hospital de Clínicas de Porto Alegre


A Bioética é um campo interdisciplinar que visa atender às demandas de reflexão moral sobre práticas de saúde. O Hospital de Clínicas de Porto Alegre criou em 1993 o Programa de Atenção aos Problemas de Bioética com o objetivo de possibilitar a implantação de um Comitê e a realização de consultorias nesta área. Na equipe inicial não constava um psicólogo, que passou a integrar o grupo em 1996.

O objetivo desta comunicação é o de avaliar a participação de um psicólogo nas atividades de Bioética Clínica realizadas em um hospital universitário.

Foram avaliadas 84 consultorias bioéticas realizadas no período de 1996 a 1998 no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, especialmente no que se refere a participação do Psicólogo junto a equipe interdisciplinar de Bioética e nas suas contribuições para a reflexão sobre os casos apresentados.

As contribuições mais importantes que resultaram da participação do Psicólogo na equipe interdisciplinar de Bioética foram as referentes ao manejo da dinâmica do grupo, dos sentimentos dos profissionais, pacientes e familiares envolvidos e na compreensão dos aspectos psicodinâmicos.

Conclui-se que um Psicólogo tem papel relevante em uma equipe interdisciplinar de Bioética, pois permite introduzir na reflexão, além dos aspectos técnicos e morais, o componente emocional envolvido nestas situações.


Curso Recife/1998
Material de Apoio
Página de Abertura - Bioética

Texto incluído em 09/09/1998
(c) Pires/98