Utilitarismo


utilitarismo/Goldim

Prof. José Roberto Goldim


Utilitarismo, de acordo com Busse e Urmson, é a teoria empírica, segundo a qual, o valor ou correção das ações depende das consequências que trazem consigo, do bem ou mal que produzem. Em suma, todas as ações devem ser medidas pelo bem maior para o maior número. As ações são boas na medida em que se aproximam desta finalidade. A correção de uma ação deve ser julgada pela contribuição que faz para o aumento da felicidade e a diminuição da miséria humana.

Esta teoria foi formulada por Francis Hutcheson em 1726, baseando-se em algumas idéias anteriores de Hobbes e de Locke. A sua teoria pode ser sintetizada em uma de suas frases:

São exemplos de filósofos que seguem esta escola: David Hume, Jeremy Bentham, John Stuart Mill, Henry Sidgwick, Herbert Spencer e George Edward Moore.

Jeremy Bentham, em 1781, no final do capítulo IV de seu livro "Principles of Morals and Legislation", que aborda o tema "Value Of A Lot Of Pleasure Or Pain, How To Be Measured" colocou os seguintes versos, que bem expressam a perspectiva utilitarista:

G.E. Moore afirmava que uma ação é correta se suas consequências são de fato melhores que as de qualquer outra ação que pudesse ter sido realizada em seu lugar. A ação correta é aquela que maximiza o bem. Contudo, este autor também entende que existem diferentes formas de bem, tais como o conhecimento e a estética.

Childress, que é um dos grandes autores na área da Bioética, faz uma crítica ao utilitarismo quando afirma que "Deus pode ser utilitarista, nós não podemos ser".

Busse L. Concepção do Universo. Rio: Atlântida, 1934:233.
Urmson JO. Enciclopedia concisa de Filosofia y filosofos. Madrid: Catedra, 1994:377-378.
Childress JF. Who shall live when not all can live ? In:Edwards RB, Graber GC. Biotehics. Chicago: Harcourt, 1988:749.
Dancy J. An ethic of prima facie duties. In: Singer P. A Companion to ethics. Oxford: Blakwell, 1993:220

Material de Apoio - Conceitos Fundamentais
Página de Abertura - Bioética
Texto incluído em 19/04/98
©Goldim/98