A PESQUISA

BREVE APRESENTAÇÃO

Esta pesquisa tem como tema a habitação contemporânea brasileira e como objeto de estudo, projetos de habitação unifamiliar desenvolvidos por 25 arquitetos ou escritórios eleitos em 2010 como a “nova geração de arquitetos brasileiros” pela revista AU-Arquitetura e Urbanismo (Editora PINI). Acesse aqui a reportagem completa.

A análise da produção destes arquitetos permite questionar a seleção indicada e estabelecer um posicionamento crítico sobre a atual produção brasileira no que tange a habitações unifamiliares.

Pretende-se construir, por amostragem, um quadro que ilustre  “a casa contemporânea brasileira”, identificando, através da análise gráfica e textual, regras e transgressões tipológicas.

UM TRABALHO EM CONSTRUÇÃO

O material produzido a partir da análise dos projetos dos escritórios estudados (modelos digitais, redesenhos, diagramas comparativos, etc.) vem sendo gradativamente inserido no banco de dados deste site. Este material tem apoiado o desenvolvimento de artigos que tem sido publicados sistematicamente desde 2014 em anais de eventos científicos e em periódicos nacionais e internacionais, estando estes também aqui disponibilizados.

PARCEIROS

Participam da investigação pesquisadores de cinco universidades brasileiras – UFRGS, UFPB, UFPel, UCS e UEG, estando envolvidos doutores, doutorandos, mestres, mestrandos e alunos de graduação de cursos de Arquitetura e Urbanismo dessas Universidades.

A dinâmica de elaboração do material incorporado ao banco de dados consiste em exercícios de descrição e análise dos projetos, entendidos estes como parte fundamental do processo de aprendizado nas diferentes etapas de formação dos estudantes/pesquisadores. Acredita-se, portanto, que a produção do conhecimento seja parte central do processo de aprendizagem, sobrepondo-se à recepção passiva da informação.