O Cecampe-Sul marcou presença no 3º Encontro Nacional FNDE e Cecampes, realizado entre 29 e 31 de outubro em Barcarena e Abaetetuba, no Pará. A comitiva foi formada por Maria Goreti Machado, Patrícia Marchand, Marcos Bassi, Eduarda Adami e Thamara Pina. Promovido pelo FNDE, em parceria com o Cecampe Norte, o evento reuniu representantes dos cinco centros colaboradores, gestores escolares e técnicos do MEC e FNDE.
Com o tema “Educação, Diversidade e Equidade: PDDE Transforma”, a programação incluiu mesas de debate, apresentações acadêmicas, reuniões administrativas e atividades culturais, promovendo um espaço de troca de experiências, avaliação de resultados das ações regionais e discussão de estratégias para aprimorar a assistência técnica, a gestão e o monitoramento do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). O objetivo central foi fortalecer a rede de apoio à gestão escolar e contribuir para o aperfeiçoamento contínuo das políticas educacionais brasileiras.
Um dos momentos de destaque foi a mesa sobre boas práticas na aplicação do PDDE, em que gestores escolares das cinco regiões do país compartilharam experiências e propostas concretas para enfrentar desafios locais. Thamara Pina, da Escola Municipal Prof.ª Dércia do Carmo Noviski, em Ponta Grossa/PR, enfatizou a importância da transparência e da participação coletiva na gestão dos recursos pelas instituições. “Essas práticas fortalecem a gestão democrática, pois todos acompanham as decisões e podem participar do planejamento e da fiscalização dos gastos”, destacou a gestora.
Na mesa dedicada ao Cecampe-Sul, a coordenadora adjunta Patrícia Marchand apresentou as potencialidades e os desafios do centro colaborador. Entre os pontos fortes, Patrícia ressaltou a sólida parceria com o FNDE, o crescente reconhecimento do Cecampe-Sul como referência para orientações sobre o PDDE e a realização constante de formações presenciais sobre o programa. Entre as fragilidades, mencionou o aumento de demandas relacionadas a problemas de prestação de contas e a dificuldade de atuação junto às escolas indígenas.
O Cecampe-Sul parabeniza o FNDE e o Cecampe Norte pela realização do encontro, que proporcionou ricas oportunidades de diálogo e cooperação entre os agentes envolvidos com o PDDE. A iniciativa reforça a integração entre centros colaboradores, gestores e instâncias federais, fortalecendo a rede de apoio à gestão escolar e contribuindo significativamente para o aprimoramento contínuo das políticas educacionais em todo o país.

