ABERTA A SELEÇÃO PARA A 29ª EDIÇÃO DO CURSO

O Curso de Especialização em Medicina do Trabalho da UFRGS é credenciado pela ANAMT/AMB no Rio Grande do Sul e articulado com a Residência em Medicina do Trabalho do Hospital de Clinicas de Porto Alegre/HCPA.

O curso tem duração de 2 anos, com carga horária total de 1995 horas, sendo 1290 horas de estágio obrigatório em empresa e no HCPA.
As aulas ocorrem a cada 15 dias, nas sextas-feiras à noite(das 18hs às 22 hs) e no sábado manhã e tarde (das 08 hrs às 17 hrs).
Serão disponibilizadas 35 vagas.

Previsão de início das aulas para março de 2017.
A seleção ocorrerá nos meses de janeiro e fevereiro, com avaliação curricular e entrevista com a coordenação do curso.

Para acessar o Edital de Seleção Completo CLIQUE AQUI

Seleção:

• Interessados devem enviar para o e-mail cedop@ufrgs.br a ficha de inscrição (PARA DOWNLOAD CLIQUE AQUI);
Currículo resumido;
Carta de intenções dirigida à coordenação do curso, explicitando o interesse em estar ingressando no curso.

Obs: O valor total do curso pode ser parcelado em até 20 vezes

Qualquer dúvida, estamos à disposição.
E-mail: cedop@ufrgs.br
Coordenação do Curso de Especialização em Medicina do Trabalho

Publicado em Curso de Medicina do Trabalho | Deixar um comentário

Guia de Saúde e Segurança no Trabalho para Empresários, Gestores e Proprietários

A Comissão Internacional de Saúde no Trabalho (ICOH) publicou a edição em português de seu guia de saúde e segurança ocupacional para empresários, gestores e proprietários. Criando um Ambiente de Trabalho Seguro e Saudável é direcionado aos gerentes de empresas, especialmente no mundo em desenvolvimento, para auxiliar a identificar, reduzir e eliminar perigos no ambiente de trabalho.

O documento serve também como uma ferramenta para promoção da saúde e segurança orientada pela cultura de cooperação entre trabalhadores, gestores, empresários e autoridades governamentais.

Liderado originalmente pelo Prof. Tee Guidotti para a ICOH, o material foi traduzido no Brasil pelo Dr. Guilherme Murta e contou com a revisão final do Diretor de relações internacionais da ANAMT, Prof. René Mendes.

Link para acessar:   http://www.icohweb.org/site/multimedia/oh-guide/OH%20Guide%20Portuguese%20Translation.pdf

guia

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

28ª Edição do Curso de Especialização em Medicina do Trabalho iniciará em março de 2016

12594020_951641668249708_5004297158247396396_o (1)
O curso de Especialização em Medicina do Trabalho, credenciado pela ANAMT/AMB e articulado com a Residência Médica em Medicina do Trabalho do Hospital de Clínicas de Porto Alegre,  iniciará a 28ª Edição do curso em março de 2016, com aulas presenciais aos sábados, e com 2 anos de duração.
Público Alvo: Profissionais Graduados em Medicina 
Serão disponibilizadas 35 vagas.
Interessados deverão entrar em contato no e-mail cedop@ufrgs.br
Edital: edital 2016
Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

22ª Jornada Gaúcha de Medicina do Trabalho

SOGAMT

Publicado em Uncategorized | Deixar um comentário

Estão abertas as inscrições para 27ª edição do Curso de Pós em Medicina do Trabalho

Edital CEMT 2015 – clique para fazer o download do arquivo

Formulário de Inscrição – enviar o formulário preenchido e os documentos solicitados no edital para o e-mail cedop@ufrgs.br

Calendário

Inscrições PRORROGADAS: até 06 de março de 2015

Entrevistas: até 06 de março de 2015.

Resultado: 06 de março de 2015, após as 18:00 horas

Matrículas: de 09 de março a 13 de março de 2015

Início das aulas: 14 de março de 2015

 

Publicado em Uncategorized | Deixar um comentário

21ª Jornada Gaúcha de Medicina do Trabalho

SOGAMT

Publicado em Uncategorized | Deixar um comentário

Professor do CEDOP/DMS/FAMED/UFRGS participa de Semana Municipal de Prevenção em Chapecó (SC)

O Prof. Paulo Antônio Barros de Oliveira falará na II Semana Municipal de Prevenção de Acidentes e Saúde do Trabalhador – SEMPAT sobre a “Norma Regulamentadora nº 36: avanços e perspectivas na sua implantação”, no dia 29 de abril, às 14 horas, no Centro de Cultural e Eventos de Nes, no Centro, em Chapecó (SC).

O evento será nos dias 28 e 29 de abril e conta com o apoio da Secretaria de Saúde de Chapecó, do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST Regional de Chapecó e da Comissão Intersetorial em Saúde do Trabalhador – CIST Chapecó e também faz parte das atividades realizadas em prol da data 28 de abril – Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidente de Trabalho.

Para Paulo Antônio é relevante discutir avanços e perspectivas sobre Saúde e Segurança em Frigoríficos em Santa Catarina por questões históricas. “O Estado é importante e estratégico no setor de frigoríficos tanto questões históricas como por possuir um dos maiores número de plantas de frigoríficos do Brasil”. Além disso, segundo o professor da UFRGS e Auditor Fiscal Aposentado, “a região Sul, Paraná, Santa Catarina e o Rio Grande do Sul concentram um extenso mercado de frigoríficos do país”.

De acordo com Paulo Antônio, é em regiões como Chapecó que é importante acompanhar a implementação dos avanços fundamentais presentes na NR-36, como a obrigatoriedade da pausa. “Embora obrigatória desde os anos 70 (frio) e 90 (sobrecarga muscular), a pausa, de fato, não existia nas fábricas de processamento de carnes, e a NR-36 veio estabelecer um padrão para a produção e para o trabalhador”.

Paulo Antônio explica ainda que a norma veio dar mais segurança jurídica e tranquilizar a produção. “Havia dúvidas sobre o certo ou errado nas linhas de produção. Com a norma, os profissionais e juristas passaram a ter parâmetros de análise para a pausa pelo frio e também sobre a sobrecarga muscular”.

Publicado em Uncategorized | Deixar um comentário

Manual Prático dos Direitos Humanos Internacionais

Clique no link para baixar:

 Manual_Pratico_Direitos_Humanos_Internacionais (1)

Publicado em Materiais de apoio | Deixar um comentário

Medicina do Trabalho repudia declarações de Pelé

A Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT) vem a público repudiar a declaração na qual Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, banaliza as vidas perdidas em decorrência de acidentes de trabalho nas obras da Copa do Mundo de 2014, a realizar-se no Brasil. Ao classificar a morte de um operário como “normal, coisas da vida, nada que assuste”, o ex-jogador, além de ofender as famílias em luto, fere o direito pelo qual a ANAMT vem lutando, há 46 anos, para legitimar: a garantia da vida, da saúde e da segurança do trabalhador.
Em março, o operário Fabio Hamilton da Cruz morreu após cair de uma altura — calculada pelo Corpo de Bombeiros — de 15 de metros, durante a instalação das arquibancadas provisórias da Arena Corinthians, em São Paulo. Foi a terceira vida perdida na construção desse estádio e a sétima vítima fatal de acidentes de trabalho nas obras da Copa, segundo os números oficialmente divulgados. A ANAMT trabalha para conscientizar a sociedade brasileira, e os empregadores de modo particular, sobre a responsabilidade destes em garantir condições de trabalho seguras e saudáveis, conforme preconizam os organismos internacionais de defesa da saúde e do trabalho digno e decente, como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Internacional de Trabalho (OIT).
A declaração diminui o peso dos 177 trabalhadores que perderam a vida em canteiros de obra, segundo o último levantamento feito pela Previdência Social, que classifica o setor como o segundo maior responsável por acidentes fatais no ambiente de trabalho no Brasil.
É necessário um esforço conjunto para não desqualificar o ocorrido e reduzir a zero o número de acidentes, que é o mínimo que defendemos. Como embaixador da Copa do Mundo no Brasil, evento de grande magnitude, e pessoa pública de grande influência, Pelé presta um desserviço ao trabalho desenvolvido pela promoção da saúde e segurança laboral por diversas entidades e órgãos públicos no país e em todo o mundo.

Abaixo o link da carta de repúdio ao Pelé publicada no site da ANAMT.

http://www.anamt.org.br/site/noticias_detalhes.aspx?notid=2461

      Zuher Handar
Presidente da ANAMT
Publicado em Uncategorized | Deixar um comentário

Foto

Publicado em Uncategorized | Deixar um comentário