O que é Multifísica?

  • por

Multifísica

  1. Fenômenos físicos acoplados em simulações computacionais.
  2. O estudo de múltiplas propriedades físicas que interagem.

(definição do site do COMSOL)

Pela lida rápida que dei para apresentar esse assunto para vocês, deu para entender que a Multifísica é na verdade tentar simular a vida real.
O que estudamos nas físicas é uma tentativa de simplificar a vida, individualizando  vários fenômenos: transferência de calor, forças mecânicas envolvidas, eletricidade e magnetismo; só que no mundo real tudo isso está interligado e estudar 1 característica sozinha já não faz mais sentido.

Como trabalhar com esse sistema? Segundo o site www.multifísica.us, são quatro passos: identificar o sistema que quer se trabalhar, desenvolver um modelo matemático que governe esse sistema, transformá-lo em equações algébricas e solucioná-las (utilizando a simulação computacional, por meio de resoluções de equações diferenciais por métodos de elementos finitos e outros).

As aplicações são possíveis em vários tipos de indústria, no site de um dos softwares de simulação (ESSS) você pode ver exemplos nas indústrias: eletrônica, automotiva, aeroespacial, de processos químicos, mineração, etc.

Esperamos que tenham gostado dessa introdução basicona do assunto e procurem mais sobre o tema. Eu consegui vários desses links através do site em inglês da Wiki e acho que vocês também podem achar massa 🙂

Valeu pela atenção, lindus <3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.