Desenvolve pesquisas relacionadas à formulação e à aplicação de modelos teórico-metodológicos de avaliação e monitoramento de políticas públicas. A avaliação da eficácia e da efetividade das políticas depende da compreensão e análise de todas as etapas do ciclo de políticas públicas. As políticas setoriais analisadas pelo GT vão desde educação, saúde, desenvolvimento social e previdência, até segurança pública, defesa nacional e política externa.
GT Comportamento e Instituições Políticas
Desenvolve atividades de pesquisa nas áreas de comportamento e de instituições políticas, tendo como objetos de estudo: sistemas eleitorais, sistemas partidários e sistemas de governo; representação política, processos decisórios e políticas públicas. De forma mais específica, desenvolve pesquisas comparativas acerca das implicações dos processos decisórios do Poder Legislativo sobre as políticas públicas, com o objetivo de analisar e avaliar o impacto que a representação política exerce sobre a ação estatal.
GT Democracia Participativa, Sociedade Civil e Território
Dedica-se a pesquisas teóricas e aplicadas sobre processos participativos de gestão pública e demais modalidades de articulação entre o Estado e a Sociedade Civil, especialmente conselhos, orçamentos participativos, conferências setoriais e audiências públicas.
GT Gestão Pública, Município e Federação
Analisa processos de descentralização de políticas públicas em direção aos governos locais (no caso brasileiro, os municípios após a Constituição Federal de 1988). São enfatizados temas tais como: a autonomia jurídico-política dos governos locais, a gestão dos recursos, o planejamento estratégico governamental, o pacto federativo e relações inter e intragovernamentais, a modernização das estruturas administrativas locais e formas de articulação entre governos locais e sociedade civil.
GT Governança Digital
Dedica-se ao estudo das causas e consequências da digitalização em relação ao Estado e à administração pública, sobretudo no que se refere às novas formas de governança e de prestação de serviços públicos a partir do emprego das Tecnologias de Informação e Comunicação. Toma-se como ponto de partida a inter-relação de três variáveis fundamentais: 1) a digitalização, 2) a capacidade estatal e 3) a democracia. Um tema emergente na agenda do GT é o estudo sobre o uso de plataformas virtuais na constituição de redes de governança.
GT Justiça e Poder Político
Tem por foco veicular e produzir pesquisas na temática das relações entre Política, Direito e Judiciário. Destacam-se quatro grandes eixos temáticos: (1) internacionalização dos modelos de justiça e a relação com a difusão de novas expertises no Brasil e América Latina; (2) relações entre a cultura política e legal e as percepções dos atores políticos e sociais sobre o acesso a justiça; (3) políticas de administração da justiça; e (4) relação do poder Judiciário com os demais poderes de Estado e com a administração pública, e os respectivos efeitos na definição de políticas públicas.
GT Políticas de Defesa, Inteligência e Segurança
Dedica-se à pesquisa sobre as políticas públicas de defesa, inteligência e segurança, tanto no âmbito nacional quanto no internacional. Os Estudos Estratégicos formam um campo interdisciplinar que procura explicar as relações políticas e técnicas existentes entre as sociedades e as organizações de força do Estado (Forças Armadas, Polícias e Serviços de Inteligência). A partir de uma matriz teórica clausewitziana, trata-se de estudar a história e as dinâmicas contemporâneas dos usos da força como instrumento político, em sua abrangência estratégica, logística, operacional e tática.
GT Políticas para Família, Gênero e Geração
Realiza pesquisas teóricas e aplicadas relacionadas aos temas família, gênero e geração. A agenda de investigação do grupo recobre tanto o âmbito privado, quanto as esferas de convivência mútua (escola, trabalho, religião, vizinhança, entre outras) inscritos nos processos de ações governamentais. Políticas públicas acerca das igualdades de gênero e classe, sobre maternidades/paternidades, infâncias, adolescências e velhices são alvo privilegiado das ações e estudos deste grupo de pesquisadores.