Práticas Urbanas Emergentes, 1ª Vivência – Horta Alegre

por | set 12, 2018 | AÇÕES E PROJETOS, Extensão

O projeto de extensão Práticas Urbanas Emergentes, organizado por professores do Departamento de Urbanismo da Faculdade de Arquitetura da UFRGS [Bruno Mello, Inês Martina Lersch e João Rovati] tem como objetivo promover a interlocução ente alunos, ex-alunos e professores da UFRGS (graduação e pós-graduação) e atores das práticas urbanas emergentes por meio de oficinas e vivências.

A primeira Vivência realizada pelo projeto de extensão foi no sítio Horta Alegre, zona sul de Porto Alegre, no dia 23 de julho de 2018. Durante a visita os responsáveis pelo sítio, Ana e Mauro, contaram como chegaram até ali. Ana, arquiteta e urbanista diplomada na UFRGS. Mauro, administrador pela mesma universidade. Em 2007 foram à África trabalhar para instituições de ajuda humanitária na construção de escolas em países pós-guerra civil. Trabalharam na Libéria, Sudão do Sul e Ruanda. Quando retornaram ao Brasil queriam fazer a diferença. O modelo de profissional bem sucedido que a universidade os apresentou não os seduzia mais. Talvez nunca os tivesse seduzido. Resolveram utilizar o pequeno sítio da família (2 hectares) para produzir alimentos saudáveis e  realizar ações de educação ambiental. Criaram o Horta Alegre, local de produção com a técnica da agrofloresta.

Foi vivenciada a realidade da produção de alimentos sem agrotóxicos, debateu-se a pressão imobiliária sobre a região, o consumo consciente, dentre diversos outros aspectos.

Imagens de Inês Martina Lersch, Gabriela Nodari, Bruno Mello e ilustração de Andressa Mueller.