SOBRE O LABORATÓRIO

O Cidade em Projeto é um Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão sediado na Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

O Cidade em Projeto tem origem em Grupo de Pesquisa criado em 2007, reunindo bolsistas de iniciação científica e estudantes de mestrado e doutorado do Curso de Arquitetura e Urbanismo e do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional da UFRGS. Esse Grupo, certificado junto ao Diretório de Grupos de Pesquisa do Brasil (CNPq), constituiu-se ao longo dos anos como Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão. Hoje, embora vinculado à UFRGS, reúne pesquisadores de diferentes instituições.

O Laboratório é um ambiente de ação e reflexão comprometido com o esperançar, com a abordagem rigorosa e sistemática de objetos de estudo socialmente relevantes e com seu escrutínio por sensibilidades políticas, teóricas e metodológicas diversas, numa perspectiva crítica, transformadora e de promoção da justiça social.

Os integrantes do laboratório, a partir de suas atividades individuais de ensino, pesquisa e extensão, reúnem-se periodicamente para debater temas específicos e realizar outras ações. Na base dessa dinâmica está a prática da liberdade e o exercício do diálogo.

A cidade, obra sempre inacabada, está continuamente em projeto. O Cidade em Projeto quer contribuir para que todos possam desfrutar de nossa casa comum com dignidade.

RESPONSABILIDADES E DIREITOS AUTORAIS

Todos os artigos e opiniões associadas ao Cidade em Projeto ou a seus integrantes são de inteira responsabilidade de seus autores.

 

COORDENADORA

LUCIANA INÊS GOMES MIRON

email: luciana.miron@ufrgs.br

Arquiteta e Urbanista pela UFRGS (1994). Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil  – PPGEC/UFRGS (2002). Doutora pelo PPGEC/UFRGS (2008). Professora Associada do Departamento de Arquitetura (2006-atual) e do Programa de Pós-Gradução em Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011-atual). Professora visitante – Universidad de la Republica Uruguay (2008-2013). Pós-Doutorado (2014-2015) pela University of Huddersfield/UK sob orientação de Lauri Koskela. Tem experiência na área de planejamento e gestão do ambiente construído atuando principalmente nos seguintes temas: gestão do processo de projeto, gerenciamento dos requisitos do cliente, avaliação de empreendimentos habitacionais de interesse social, gestão e desenvolvimento de projetos urbanos, percepção de valor no ambiente construído e qualidade de vida urbana. Participa de pesquisas relacionadas ao ensino de arquitetura, urbanismo e engenharia civil, tais como: acervo de arquitetura de concursos e jogos didáticos como Instrumentos no ensino da gestão do ambiente construído.

Atividades de pesquisa, ensino e extensão:

Arquitetura contemporânea no Rio Grande do Sul: acervo da arquitetura de concursos – Projeto de Pesquisa desenvolvido com a participação do PROPAR, PROPUR, IPA e IAB/RS – Coordenação UFRGS 2013-2020: Luciana Inês Gomes Miron

Jogos Didáticos Utilizados como Instrumentos no Ensino da Gestão de Empreendimentos no Ambiente Construído – Projeto de Pesquisa desenvolvido com a participação do PPGCI, CESUP e PROPUR. Coordenação 2017-2022: Luciana Inês Gomes Miron

INTEGRANTES

BÁRBARA MARIA GIACCOM RIBEIRO

email: bgiaccom@gmail.com

Arquiteta e Urbanista, Mestre em Sensoriamento Remoto e Doutora em Planejamento Urbano e Regional. É professora no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Campus Cachoeira do Sul. É colaboradora no Grupo de Pesquisa Cidade em Projeto (2014-). Seus interesses de pesquisa atuais envolvem planejamento urbano e regional, modelagem espacial, sistemas configuracionais urbanos.

BRUNO CESAR EUPHRASIO DE MELLO

email: brunocesaremello@ufrgs.br

Arquiteto e Urbanista (2007), Faculdade de Arquitetura, UFRGS. Mestre (2010) e Doutor (2016) em Planejamento Urbano e Regional, PROPUR/UFRGS. Professor do Departamento de Urbanismo, UFRGS. Estuda os temas ensino do urbanismo, história da cidade e do urbanismo, profissão e entidades de classe de arquitetos e urbanistas, extensão universitária. Integra o grupo do Projeto de Extensão Práticas Urbanas Emergentes.

Atividades de pesquisa, ensino e extensão:

Projeto de extensão Práticas Urbanas Emergentes, 2019.
O projeto de extensão Práticas Urbanas Emergentes tem uma proposta de educação crítica, participativa, solidária e cidadã. Seu objetivo é promover interlocução entre comunidade acadêmica e o movimento social que luta por moradia. Realiza oficinas e vivências, privilegiando a interação dialógica. As oficinas ocorrem na Universidade e são momentos de debate de temas pertinentes ao projeto. As vivências são momentos de trabalho no território da cidade. O projeto tem tentado discutir, dentre outros temas, a assessoria técnica em arquitetura e urbanismo junto ao movimento popular e social.

CLARICE MISOCZKY DE OLIVEIRA

email: arq.clarice@gmail.com

Professora do Departamento de Urbanismo e do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional (PROPUR) da Faculdade de Arquitetura na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo (UFRGS, 2009), mestrado e doutorado em Planejamento Urbano em Regional (PROPUR-UFRGS, 2013 e 2018, respectivamente) e doutorado sanduíche no exterior na School of Built Environment da Oxford Brookes University (2017). Tem experiência na área de Arquitetura e Planejamento Urbano, tendo atuado na elaboração de Planos de Habitação de Interesse Social e em Assistência Técnica em Planejamento na elaboração de Planos Populares. Foi Vice-Presidente do IAB-RS (2017-2019) e , atualmente, é Conselheira Superior e Co-Coordenadora da Comissão de Equidade de Gênero Rosa Kliass, do IAB.  Temas de interesse: Henri Lefebvre, projetos urbanos, teorias e práticas  de planejamento urbano contemporânea, direito à cidade, planejamento insurgente, produção do espaço e gênero.

GEISA TAMARA BUGS

email:geisabugs@gmail.com

Arquiteta e Urbanista, Doutora em Planejamento Urbano pelo PROPUR/UFRGS e Mestre em Tecnologias Geoespaciais pelo programa Erasmus Mundus. Sócia fundadora da GAUP – Geotecnologia Urbana, atuando, desde 2007, no desenvolvimento de metodologias, capacitação e aplicações de SIG no planejamento e na gestão territorial. Professora no Programa de Pós Graduação em Gestão Urbana e no curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da PUC PR​. Além do CPLab, participa do grupo de estudos Encontros, Territórios e Redes (EN.T.RE)

Atividades de pesquisa, ensino e extensão:

Grupo de estudos Encontros, Territórios e Redes

INÊS MARTINA LERSCH

email: martina.lersch@ufrgs.br

Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999), Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil/UFRGS (2003), defendido junto ao Núcleo Orientado para a Inovação da Construção (NORIE/UFRGS). Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional da Faculdade de Arquitetura/UFRGS (2014). Menção Honrosa do Prêmio Capes de Tese 2015 da Área de Planejamento Urbano e Regional/Demografia. Atua no Ensino, na Pesquisa e na Extensão, no cargo de Professora Adjunta do Departamento de Urbanismo da Faculdade de Arquitetura/UFRGS e como Professora Permanente no Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional/PROPUR/UFRGS. Na Graduação ministra disciplinas como Evolução Urbana e Projeto Urbano e, na Pós-Graduação, disciplinas como Fundamentos Metodológicos da Pesquisa e Urbanismo Moderno e as Cidades Brasileiras. Tem experiência nos seguintes temas: conservação e preservação do patrimônio cultural brasileiro, fatores e mecanismos de degradação em edificações do patrimônio edificado, projetos urbanos e intervenção em centros históricos. Participa de pesquisas relacionadas à história da cidade e do  urbanismo. Pratica a extensão universitária nos seguintes temas: práticas urbanas emergentes e práticas do patrimônio insurgente. 

JOÃO FARIAS ROVATI

email: joao.rovati@gmail.com

Arquiteto e Urbanista (1982), Faculdade de Arquitetura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Mestre em Planejamento Urbano e Regional (1990), Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutor (2001) em Arquitetura e Urbanismo, Universidade de Paris-8. Foi professor titular do Departamento de Urbanismo e do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989-2018). Atualmente, colabora com as atividades desenvolvidas pelo Cidade em Projeto – Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão. Tem particular interesse por temáticas historiográficas relacionadas ao ensino e à constituição da arquitetura e do urbanismo como domínios profissionais e disciplinares.

LUCIANA MARSON FONSECA

email: luciana.urb@gmail.com

Arquiteta urbanista (UniRitter, 2000). Doutora em Planejamento Urbano e Regional pelo PROPUR – UFRGS (2017) e mestre (2007) pelo mesmo programa. Atuou como arquiteta e docente na graduação e na pós-graduação na UNIVATES (2007-2013), UniRitter (2011-2017) e na pós-graduação da Escola do Ministério Público (2010 -2011). É parte atuante do grupo de Pesquisa “Cidade-em-Projeto” – CPLab/UFRGS desde 2012.

Sócia fundadora e Diretora da Escola Livre de Arquitetura – ela. (2018).
Idealizadora e Coordenadora do Centro de Criatividade Aplicada – CeCap na IMED POA (2019).

Tem experiência técnica no desenvolvimento de planos e de diretrizes urbanas, projetos de arquitetura e urbanismo e de paisagem.

Desenvolve intercâmbios acadêmicos com ênfase projetual em outras realidades urbanas com escolas de arquitetura e urbanismo no Brasil e na América Latina, entre as quais UNB (Brasília), Instituto Mackenzie (São Paulo), UFF ( Universidade Federal Fluminense), UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), UNR (Universidade Nacional de Rosario -AR), UNC (Universidade Nacional se Córdoba – AR) e UDELAR (Universidade da República – UY).

Tem trabalhos relacionados a manifestações artísticas urbanas, efêmeras ou permanentes, e exposições de arte contemporânea.

Sobretudo, é mãe da Antônia.

REGINA MARIA POZZOBON

email: pozzobon.regina@gmail.com

Engenheira Civil pela UFSM (1977). Aposentada. Mestre (2008) e Doutora (2018) pelo PROPUR/UFRGS. Post-grado em Formación Ambiental (1994) pela Facultad Latino-americana de Ciencias Ambientales, FLACAM, La Plata, Argentina. Especialização em Planejamento Habitacional pela UNB (1978). Integrou a primeira equipe da Secretaria de Planejamento da Prefeitura Municipal de Santa Maria – RS (1978-1983). Foi Assessora de Planejamento (1989) e Diretora Técnica (1990) da Empresa Carris Porto Alegrense. Sócia fundadora (1988) e Assessora Técnica (1991-2003) do Cidade – Centro de Assessoria e Estudos Urbanos, Porto Alegre, RS. Participou do Cidade Constituinte (1993-1999), cujo principal produto foi a elaboração do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental de Porto Alegre (1999). Foi conselheira titular do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental, CMDUA (2000-2003). Atuou como Gerente de Projeto no Departamento de Planejamento Urbano, da Secretaria Nacional de Programas Urbanos, do Ministério das Cidades (2003-2006), Brasília.

Atualmente participa do grupo de Pesquisa “Cidade-em-Projeto” – CPLab/UFRGS e tem como temas de interesse: história do urbanismo e planejamento urbano e o desenvolvimento de teorias e práticas, direito à cidade e processos participativos, produção da cidade e gênero.