Sobre

Este é um site que traz as experiências e trabalhos de investigação do Núcleo de Pesquisa Corporalidades do GPESC (Grupo de Pesquisa Semiótica e Culturas da Comunicação) da Universidade Federal do Rio Grande do SulUFRGS. São tratados assuntos relativos à área da comunicação atravessados por temáticas como corpo, gênero, minorias, imagens, linguagens, semiótica e metodologia.

O que são as corporalidades?

Corporalidades são um domínio teórico-metodológico que permite fazer avançar reflexões acerca das virtualidades e das atualizações de temáticas relacionadas às peculiaridades, multiplicidades, singularidades, regularidades e irregularidades próprias do domínio rizomático do corpo e seus entornos, tendo como foco o âmbito da comunicação.

As corporalidades, portanto, configuram uma dimensão em que se pode desenvolver abordagens teóricas e propor estudos empíricos sobre os corpos em suas diversas manifestações: materialidades da comunicação, narrativas , vulnerabilidades, subjetividades, minorias, imagens, sonoridades, gênero e sexualidade, objetos, espacialidades. Constitui-se, assim, num ambiente propício ao alargamento das problematizações e das perspectivas investigativas que dizem respeito ao corpo na comunicação e seus diversos atravessamentos transdisciplinares na sociologia, na filosofia, na antropologia, encontrando respaldo para estabelecer seus princípios e incrementar suas aplicações, entender seu funcionamento.

Integrantes da pesquisa

Nísia Martins do Rosário – Líder do Corporalidades

Nísia Martins do Rosário

Professora e pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no curso de Comunicação Social e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação. Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq, é coordenadora da Pesquisa CORPOS ELETRÔNICOS PERIFÉRICOS: CONFIGURAÇÕES SEMIÓTICO-COMUNICACIONAIS DA RESISTÊNCIA. Doutora em Comunicação Social pela PUCRS, a ênfase de suas investigações é em Comunicação Visual, atuando principalmente nos seguintes temas: corporalidades, imagem, linguagens, semiótica e metodologia.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2853896182203821


Adriana Pierre Coca

Retrato de Adriana Pierre Coca

Desenvolveu pesquisas de pós-doutorado no CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação da Universidade do Algarve, Faro, Portugal e em Ciências da Informação na área de Jornalismo e Estudos Mediáticos, Universidade Fernando Pessoa, Porto, Portugal. É doutora em Comunicação e Informação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na linha de pesquisa Cultura e Significação (2017), Porto Alegre/RS, Brasil. Mestra em Comunicação e Linguagens, Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), na linha de pesquisa Processos Mediáticos e Práticas Comunicacionais (2013), Curitiba/PR, Brasil. Especialista em Teoria e Técnicas da Comunicação, Fundação Cásper Líbero (1997) e MBA em Gestão de Projetos, FIAP (2008) e graduada/bacharelado em Rádio e TV, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), em 1995, Bauru/SP, Brasil. Tem experiência em telejornalismo, direção e produção de TV. Trabalhou na TV Cultura de São Paulo e no SBT (Sistema Brasileiro de Televisão). Foi professora adjunta da Universidade Positivo em Curitiba-PR (2010-2013), responsável pelas disciplinas de Produção Publicitária em TV, Telejornalismo, Fotografia e Projeto Experimental (Produção). Atualmente integra o grupo de pesquisa – Núcleo de Pesquisa em Ficção Seriada Televisiva (UFG) certificado pelo CNPq (Conselho Nacional de desenvolvimento Científico e Tecnológico) e faz parte dos Projetos de Pesquisa: Quebra-se o espelho: uma cartografia da configuração semiótica do corpo abjeto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) apoiado pelo CNPq e Tradições, transformações e perspectivas da televisão na era da cultura da convergência da Universidade Federal de Goiás (UFG). É autora dos livros: Telerrecriacíón: un modo crítico y creativo de pensar y producir televisión e Cartografias da teledramaturgia brasileira, entre outros. Atua, principalmente, nas pesquisas sobre os aspectos teóricos e metodológicos da análise de textos culturais, sobretudo, os audiovisuais, sob o viés da Semiótica da Cultura e da Cartografia.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8797366244235048


Arthur Walber

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Mestre em Comunicação e Informação (UFRGS). Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo (UFRGS). Integra o núcleo de pesquisa “Corporalidades”, vinculado ao GPESC (Grupo de Pesquisa Semiótica e Culturas da Comunicação), sob orientação da professora Dra. Nísia Martins do Rosário. Estuda os processos comunicacionais engendrados pela população em situação de rua no Jornal Boca de Rua.

Lattes:


Caroline Roveda Pilger

Retrato Caroline Roveda Pilger

Doutora em Comunicação pela UFRGS com bolsa Capes. Membro do grupo de pesquisa Corporalidades (GPESC/UFRGS), coordenado pela profa. Dra. Nísia Martins do Rosário. Mestra em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade Feevale na linha de pesquisa Linguagens e Processos Comunicacionais, com bolsa integral da Capes/Fapergs (2015). Possui graduação em Jornalismo pela Universidade Feevale (2012). Desenvolve pesquisas na área dos estudos feministas interseccionais e estudos críticos da Comunicação, com ênfase na relação corpos femininos, mídia, gênero, feminismos, lugar de fala e diversidade, focada, atualmente, nas representações das mulheres gordas no jornalismo de revista feminina. Realiza assessoria para a construção de projetos de pesquisa acadêmica/científica. É especialista em revisão de trabalhos acadêmicos (Teses, Dissertações, TCCs e artigos), realizando leitura crítica, correção do português e formatação (ABNT, APA, Vancouver). Tem experiência profissional na área de comunicação – jornalismo. Atuou como editora, repórter, fotojornalista, diagramadora e assessora de imprensa.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0764399323892371


Douglas Otrusca

Douglas Otrusca

Doutorande em Comunicação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), graduade em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal de Pelotas (2017) e com mestrado em Comunicação e Informação pela UFRGS (2020). É membro do núcleo de pesquisa Corporalidades desde 2018. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase nos estudos do corpo, sendo de interesse específico os seguintes temas: micropolíticas de gênero, micropolíticas cuir, cartografia, esquizodrama, processos de (des)montação dos corpos, movimentações drag, cinema e audiovisual.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6593645121001870


Fabrício Lopes da Silveira

Fabricio Lopes da Silveira

Graduado em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 1995); Mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 1998) e Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos, 2003). Entre 1998 e 2018, foi professor dos cursos de graduação e pós-graduação em Comunicação da Unisinos, em São Leopoldo / RS. Em duas ocasiões, foi pesquisador convidado e professor visitante na Universidade Autônoma de Barcelona, na Espanha. Em 2015, concluiu estágio de Pós-Doutorado Sênior (Bolsa CAPES, processo n. 5939-14-3), junto à Universidade de Salford, na Inglaterra. Atualmente, realiza estágio de pós-doutorado (Bolsa PNPD CAPES) junto ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8096511043948981


Felipe Vlaxio Lopes

Felipe Vlaxio

Doutorando em Comunicação pelo PPGCOM/UFRGS. Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia, graduado em Biblioteconomia, ambos pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Professor efetivo na Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da UFAM, atuando nos cursos de Biblioteconomia e Arquivologia.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8548694647391969


Fernanda Dupont

Fernanda Dupont

Mestranda em Comunicação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (2021). Atualmente é redatora de marketing e pesquisadora.

Lattes:


Gilmar Montargil

Gilmar Montargil

Graduado em Comunicação Social – Jornalismo pela PUCPR (2018). Mestre em Estudos da Linguagem pela UTFPR (2020) e mestrando em Comunicação pela UFRGS. De 2018 a 2020 fez parte do Grupo de Pesquisa em Linguística Aplicada (GRUPLA/UTFPR) e desde 2021 integra o Núcleo Corporalidades (UFRGS). Atualmente pesquiso corporalidades queers em plataformas de gamestreaming.

Lattes:


João Batista Nascimento dos Santos

João Batista dos Santos

Possui graduação em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1993), mestrado em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004), MBA em Gestão de Marketing em Serviços e Varejo pelo UNILASALLE (2012). É doutor em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016). É publicitário, tem experiência na área de Comunicação, como Diretor de Arte e, atualmente, é sócio da Agência Versat Comunicação. Tem experiência no ensino superior, tendo ministrado as disciplinas de Administração e Propaganda e Direção de Arte. Sua Dissertação de mestrado é voltada para os seguintes temas: cultura, identidade, poder, mídia e tolerância

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6509588405647610


Leo Bracht

Leo Bracht

Mestrando no Programa de Pós Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui graduação em Realização Audiovisual pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2018). Realizou profissionalmente, desde 2001, dezenas de produções musicais e audiovisuais. Foi 5 vezes nomeado (nas categorias Engenharia de Áudio e Gravação do Ano) e vencedor em 2018 de um Latin Grammy (Latin Academy of Recording Arts & Sciences) na categoria Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa. Atualmente é produtor musical e sound designer na Transcendental Audio.

Lattes:


Letícia Simões

Letícia Simões

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Mestre em Estudos Contemporâneos das Artes (UFF). Bacharel em Comunicação Social (PUC-Rio). Integra o núcleo de pesquisa “Corporalidades”, vinculado ao GPESC (Grupo de Pesquisa Semiótica e Culturas da Comunicação), sob orientação do professor Dr. Fabrício Lopes da Silveira. Estuda os processos de de fabulação de si na escrita audiovisual de documentários brasileiros.

Lattes:


Luana Cruz

Luana Cruz

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRGS, na Linha de Pesquisa Cultura e Significação, orientada pela professora Dra. Nísia Martins do Rosário. Integrante do núcleo de pesquisa Corporalidades, vinculado ao GPESC (Grupo de Pesquisa Semiótica e Culturas da Comunicação). Graduada em Jornalismo pela UFRGS. Cursou Especialização em Direitos Humanos e Políticas Públicas na Unisinos e Especialização em Artes na UFPel. Suas principais áreas de interesse em pesquisa são: Comunicação visual; Semiótica; Arte brasileira; Culturas populares; Estudos decoloniais.

Lattes:


Paula Coruja Fonseca

Paula Coruja

Doutoranda e mestra em Comunicação e Informação pelo PPGCOM/UFRGS, jornalista formada pela Unisinos. Integra os grupos de pesquisa Comunicação e Práticas Culturais, da UFRGS, e Processocom, da Unisinos, além do Núcleo Corporalidades (UFRGS). Entre os principais interesses de pesquisa estão metodologias de pesquisa, YouTube, feminismos e estudos de gênero. E-mail: paula.coruja@gmail.com.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8313475969914434

 


Rafael Campos

Rafael Campos

Rafael de Campos é formado em cinema e audiovisual pela UNISINOS e atualmente é mestrando em comunicação pela UFRGS. Interessa-se por pesquisas acerca do cinema, principalmente a respeito da representação cinematográfica e das intersecções entre o cinema e a linguagem ensaística. Têm desenvolvido trabalhos sobre o filme-ensaio no Brasil, sobre o uso de vídeo-ensaios como ferramenta de pesquisa e reflexão acadêmica e sobre o ensaísmo como atitude empírica.

Lattes:


Ricardo de Jesus Machado

Rico Machado

Professor e Pesquisador na Universidade Federal do Oeste da Bahia – UFOB. É jornalista, mestre em Comunicação e Especialista em Filosofia pela Unisinos. Doutor em Comunicação e Informação, na linha de pesquisa Cultura e Significação do PPGCom da UFRGS. É editor do site Antropofagias, Corporalidades. Foi jornalista no Instituto Humanitas Unisinos – IHU e Editor Executivo da Revista IHU On-Line entre 2013 e 2022. Seus interesses de pesquisa orbitam em torno dos estudos da Semiótica da Cultura, Cultura, Estética, Modernismos, Antropofagia e Multinaturalismo.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8403191368414581


Rodrigo Fernandez

Rodrigo Fernandez

É graduando em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), bolsista de Iniciação Científica e membro do núcleo Corporalidades do Grupo de Pesquisa Semiótica e Culturas da Comunicação (GPESC). Tem interesse em atravessar a semiótica por questões envolvendo filosofia contemporânea, cibercultura, audiovisuais, música, memória e mídias digitais.

Lattes: