Sobre o curso

Curso de Psicofarmacologia da UFRGS

O curso foi criado com o objetivo de aprofundar e fornecer formação complementar na área de psicofarmacologia para alunos dos cursos de graduação das áreas biológicas e da saúde. Serão desenvolvidas aulas com uma abordagem diferenciada, que vise ao melhor aproveitamento e aprendizado do aluno. Nesse contexto, o presente curso utilizará metodologias de aprendizagem ativa, como flipped classroom e Team Based Learning (TBL) sobre temas relevantes em psicofarmacologia.

Público-alvo: alunos de graduação de qualquer universidade dos cursos de biologia, biomedicina, biotecnologia, farmácia, medicina, psicologia e áreas afins interessados em psicofarmacologia e neurobiologia dos transtornos mentais.

Os temas desenvolvidos serão:

– Introdução à psicofarmacologia;

– Neurobiologia dos transtornos mentais;

– Ansiolíticos;

– Hipnóticos;

– Antidepressivos;

– Estabilizadores de humor;

– Antipsicóticos;

– Drogas de abuso. 

Datas e horário:curso ocorrerá nas modalidades presencial e à distância, de 13 de setembro a 6 de dezembro de 2019. Os encontros presenciais  serão quinzenais, nas sextas-feiras das 13:30 às 17:30, no campus central da UFRGS. A carga-horária é de 30 horas presenciais e 30 horas de ensino à distância (total de 60 horas).

Inscrições gratuitas (30 vagas). Interessados enviar e-mail até 08/09/2019 para cursopsicofarmacologia@ufrgs.br contendo:

– Nome completo, curso e universidade;

– Histórico escolar;

– Carta de motivação.

Pré-requisito: já ter cursado alguma disciplina que aborde neurofisiologia.

Custo da emissão do certificado ao final do curso: R$ 6,00.

Divulgação dos selecionados: a partir do dia 10/09/2019, via e-mail.

Dúvidas: cursopsicofarmacologia@ufrgs.br