CORONAVÍRUS | Professor da UFRGS participa de webnário “O mundo a partir do coronavírus”

A Academia Brasileira de Ciências (ABC) realiza seminário online nesta terça-feira, dia 7 de abril, a partir das 16 horas, com o tema “O mundo a partir do coronavírus”. A proposta é promover uma atividade transdisciplinar, reunindo pesquisadores de diferentes áreas. Um dos convidados é o professor do Departamento de Antropologia da UFRGS Ruben Oliven, que tratará dos impactos sociais da pandemia do novo coronavírus, como a reformulação do Estado e do Mercado. O debate será mediado pelo presidente da ABC, Luiz Davidovich.

Também estão entre os convidados: o professor da UFMG Mauro Martins Teixeira, imunologista que vai abordar evidências médicas relativas à pandemia, desmistificando expectativas errôneas de solução de cura imediata; e o professor de economia do INSPER e da USP Naercio Menezes Filho, que apresentará efeitos econômicos, como a recessão e o aumento do desemprego.As inscrições são gratuitas e podem ser feitas via site.

Neste episódio, o professor Ruben Oliven adianta um pouco de sua contribuição para o seminário.


Texto: SECOM/UFRGS

Escuta UFRGS

Que tal renovar a trilha sonora da sua quarentena? A Rádio da Universidade preparou playlists que podem servir de guia para você conhecer um pouco da produção rica e diversa dos professores e alunos de Música do Instituto de Artes da UFRGS.

A proposta é que as listas sejam um ponto de partida para sua escuta. Elas funcionam como um convite para você começar a seguir os artistas da Universidade com os quais mais se identifica e mergulhar com maior profundidade no trabalho deles.

Vamos lá?

Acesse abaixo as quatro playlists, duas no YouTube e duas no Spotify.

CORONAVÍRUS | Professora de economia defende aumento da dívida pública para enfrentar a crise

As medidas de combate à propagação da Covid-19 geram grandes impactos na economia. Com a necessidade de isolamento social e redução drástica das atividades presenciais, são afetados trabalhadores formais e informais, além de pequenos, médios e grandes empresários. Recentemente, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) advertiu sobre a possibilidade de destruição de 25 milhões de empregos em todo o mundo caso os governos demorem a proteger os trabalhadores.

Para a professora do Departamento de Economia e Relações Internacionais da UFRGS Gláucia Campregher, o governo federal tem que ser ágil em adotar medidas que proporcionem recursos para trabalhadores formais e informais, pequenos e médios empresários, além de estados e municípios. E, para custear essas ações, defende uma medida ousada: o aumento da dívida pública, a exemplo de outros países. Saiba mais neste episódio.

As Universidades estão colaborando no enfrentamento à pandemia do novo  coronavírus, colabore você também: fique em casa! Confira mais  informações no site especial da UFRGS.

Produção, entrevista e edição de Mariane Quadros, para a Rádio da Universidade

BALÉ CLÁSSICO EM CASA | Bolshoi oferece apresentações online

balé bolshoi online

O Teatro Bolshoi, de Moscou, lançou uma nova iniciativa para apoiar a arte e todas as pessoas que estão em isolamento forçado devido à pandemia do novo coronavírus. Pela primeira vez na história, o templo do balé clássico mundial está realizando transmissões online de alguns espetáculos de sua chamada “coleção de ouro”.

A programação conta, por enquanto, com seis eventos no calendário, incluindo os clássicos como “O Lago dos Cisnes”, “A Bela Adormecida” e “O Quebra-Nozes” e a ópera em quatro atos “Noiva do Czar”.

Todos os espetáculos começam à UMA da tarde, no horário de Brasília, e ficam disponíveis no YouTube do Teatro Bolshoi por 24 horas após a transmissão. As próximas apresentações acontecem nos dias 4, 7 e 10 de abril.

Confira a programação completa no YouTube do Bolshoi Theatre.

DANÇA EM CASA | Cia Municipal de Dança disponibiliza apresentações online

A Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre está disponibilizando online o seu repertório de espetáculos como opção de entretenimento para o período de isolamento social. Os vídeos ficarão disponíveis no YouTube. para que qualquer pessoa possa assistir.

A primeira apresentação publicada é Salão Grená, gravada no anos de 2014. O espetáculo tem direção coreográfica de Eva Schul e Fernando Campani e direção cênica de Liane Venturella.

A inspiração de Salão Grená partiu dos tradicionais e históricos salões de bailes de Porto Alegre. O espetáculo aborda a cidade como um grande salão de baile, trazendo para o palco a identidade cultural local, com suas dualidades e contradições.

Assista ao show abaixo:

Confira todos os vídeos de apresentações, que serão divulgados ao longa das semanas, nas páginas do Facebook e do Instagram da Companhia de Dança de Porto Alegre.

CORONAVÍRUS | Projeto de extensão orienta sobre coronavírus e gestação

Quais os efeitos do coronavírus na gestação? Mulheres grávidas integram o chamado grupo de risco para a Covid-19? Como continuar o pré-natal em meio à pandemia? Existe alguma contraindicação para a amamentação nesse período? E as mulheres que estão planejando engravidar devem esperar um pouco? Se o planejamento de uma gestação, a gravidez e o pós-parto são, por si só, épocas de muitas dúvidas e incertezas, vivenciar essas etapas em meio a uma pandemia pode ser ainda mais difícil.

Para esclarecer as dúvidas da população e dos profissionais de saúde sobre a relação Covid-19 e gestação, o Sistema Nacional de Informação sobre Agentes Teratogênicos (SIAT) da UFRGS tem revisado diariamente as publicações científicas sobre o tema. A partir desse levantamento, a equipe publica boletins no site do projeto sempre que há novas informações relevantes.

A coordenadora do SIAT, Lavínia Schüler-Faccini, conta que o projeto de extensão trabalha há 30 anos com a difusão de informações sobre os chamados agentes teratogênicos, isto é, aqueles que são capazes de produzir dano ao embrião ou feto durante a gravidez. O objetivo é informar mulheres grávidas, ou que estejam planejando uma gestação, os companheiros e a população em geral sobre os riscos de determinados medicamentos, substâncias e doenças durante a gravidez. Outro público-alvo é o dos profissionais em saúde, que podem acompanhar no site do projeto publicações científicas atualizadas sobre o tema.

Em entrevista à Rádio da Universidade, a pesquisadora esclarece que, até o momento, mulheres grávidas não constituem um grupo de risco para o coronavírus e, por isso, devem tomar os mesmos cuidados que a população em geral. Lavínia também fala sobre a continuidade do pré-natal, se há possibilidade de transmissão do coronavírus no parto e na amamentação e orienta sobre o planejamento de uma gravidez.

Confira abaixo:

Mais sobre o SIAT

Localizado no Serviço de Genética do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, o SIAT é formado por uma equipe multidisciplinar, composta por médicos geneticistas e obstetras, biólogos e biomédicos e também por alunos de graduação dos cursos de Farmácia, Enfermagem e Medicina. Além do site, o serviço disponibiliza um e-mail para esclarecimento de dúvidas (tanto de profissionais de saúde quanto da população em geral): siatgv@gmail.com. Profissionais de saúde também podem efetuar consultas pelo link http://consulta.gravidezsegura.org/.

Por Pedro Palaoro e Míriam Barradas

CORONAVÍRUS | UFRGS vai fazer até 500 testes do Covid-19: como ajudar?

O Instituto de Ciências Básicas da Saúde da UFRGS vai se juntar à força tarefa de realização de testes para o Covid 19, com o objetivo de realizar até 500 testes por dia. A testagem ampla de pacientes com sintomas e que tiveram contato com infectados é uma das recomendações da Organização Mundial da Saúde para combater a propagação do novo coronavírus.

Toda a força de trabalho para o projeto é voluntária, formada por pesquisadores e servidores docentes e técnico-administrativos em educação da Universidade que se dispuseram a sair de casa para colaborar com a iniciativa. Para quem quiser e puder ajudar, o ICBS está recolhendo doações de EPIs para a proteção dos voluntários, como aventais a máscaras. Saiba mais sobre o projeto neste episódio.

As Universidades estão colaborando no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, colabore você também: fique em casa! Confira mais informações no site especial da UFRGS.

Diálogos UFRGS – especial

O programa Diálogos UFRGS tem nova edição extra nesta sexta-feira, feito em webconferência com o reitor Rui Vicente Oppermann e a vice-reitora Jane Tutikian. Eles abordam a situação da UFRGS sem atividades presenciais e o que a Universidade está fazendo para colaborar com o combate ao novo coronavírus. Produção do jornalista André Grassi e de Francisco Milanez, com apoio da Rádio da Universidade, UFRGS TV e SECOM/UFRGS.

PODCAST| Alunas da UFRGS participam de live musical

Aulas suspensas na Universidade; agenda cultural cancelada. Para seguir fazendo música e levá-la à casa das pessoas em meio à pandemia do coronavírus, alunas da UFRGS participam do Concerto na Toca – lives no Instagram nesta sexta-feira, às 18h (horário de Brasília). O Blog da Redação da Rádio da Universidade prepara os seus ouvidos.