Lançamentos


Coletânea de ensaios aborda a constituição e conservação dos acervos literários

O livro digital Matérias da memória, de Maria da Glória Bordini, publicado pela Editora da UFRGS, traz exemplos que decorrem de fontes encontradas no acervo literário de Erico Verissimo. Da constituição e conservação dos acervos literários depende não só a geração de novas possibilidades de estudo literário, mas, muitas vezes, a permanência de um autor Leia mais… »

Pigmentocracias: etnicidade, raça e cor na América Latina

Entre 2009 e 2013, um grupo de pesquisadores brasileiros, colombianos, mexicanos, peruanos e norte-americanos de diferentes disciplinas (Antropologia, Ciência Política, Economia, História, Linguística e Sociologia) elaborou um survey sobre relações raciais na América Latina e analisou conjuntamente seus dados. Este livro é fruto deste trabalho coletivo, idealizado e estimulado pelo sociólogo Edward Telles, o Projeto Leia mais… »

Livro examina relação entre sustentabilidade e desenvolvimento das populações rurais

A obra Meios de vida sustentáveis e desenvolvimento rural, escrita por Ian Scoones, uma coedição da Editora UFRGS e Editora Unesp, busca a reflexão sobre as perspectivas teóricas dos meios de vida para compreender a diversidade das unidades territoriais camponesas inseridas em diferentes sistemas que contraditoriamente produzem desigualdade, destruição e recriação. A partir da análise Leia mais… »

Editora da UFRGS publica livro coeditado com a FAO

A Editora da UFRGS, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO, da sigla em inglês), publicou em coedição o livro digital Public food procurement for sustainable food systems and healthy diets, dividido em 2 volumes. Sergio Schneider, professor titular do Departamento de Sociologia e membro permanente dos Programas de Leia mais… »

Livro aborda efeitos da digitalização na dinâmica dos mercados alimentares

Sob que condições o uso de plataformas digitais de comercialização pode beneficiar agricultores familiares, em especial os mais pobres? Esta é a pergunta principal que enfeixa o conjunto de textos que compõem a coletânea Mercados alimentares digitais: inclusão produtiva, cooperativismo e políticas públicas, organizada por Paulo Niederle, Sergio Schneider e Abel Cassol. O livro integra Leia mais… »