No ano de 2013, após o trágico acidente na Boate Kiss, a legislação de Segurança Contra Incêndio (SCI) passou por uma grande transformação, sendo então adotada a Lei Complementar 14.376 e suas alterações, conhecida como Lei Kiss Estadual, para nortear os projetos de proteção e prevenção contra incêndio (PPCI) no Estado. A Lei passou a ser mais rígida com relação ao dimensionamento das medidas de proteção e prevenção contra incêndio, além de atribuir medidas mais rigorosas pelo descumprimento da Lei. Os cursos de engenharia e arquitetura, em regra, não incluem em sua grade curricular disciplinas específicas sobre a área da segurança contra incêndios, o que contribui para que um grande número de profissionais não possua a qualificação necessária para a elaboração e implementação de PPCIs. O curso de Especialização em Engenharia de Segurança Contra Incêndios (ESCI) da Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul visa formar especialistas capacitados para atuar em Segurança Contra Incêndio, tendo como principais objetivos:

  • Providenciar conhecimentos fundamentais e avançados na área da Segurança Contra Incêndio
  • Capacitar profissionais habilitados a emitir projetos de prevenção e proteção contra incêndio de qualidade, de acordo com a legislação vigente
  • Capacitar profissionais habilitados a gerir e implementar projetos especializados em Engenharia de Segurança contra Incêndio, tornando-os agentes de inovação e otimização de recursos
  • Atualizar as competências dos profissionais que exercem suas atividades na área de SCI

O plano curricular do presente curso tem enfoque não só nas sub-áreas fundamentais da ESCI, mas também proporciona conhecimentos mais avançados, entre os quais, os relacionados com análise de risco, dimensionamento de estruturas em situação de incêndio, análise experimental de materiais e estruturas em situação de incêndio, desempenho de sistemas construtivos, perícia e terapia de estruturas sinistradas por incêndio e modelagem numérica e computacional da ação do fogo em edificações e estruturas.

2ª Edição do Curso

A primeira edição do Curso de Especialização em Engenharia de Segurança contra Incêndio da UFRGS iniciou em março de 2019, com a turma de 25 alunos completa, e assim permaneceu durante o desenvolvimento das atividades. Os alunos do curso são oriundos das mais diversas áreas e interesses na área da segurança contra incêndio, incluindo profissionais de renomada experiência no mercado, servidores da universidade, peritos, construtores, bombeiros civis, engenheiros de segurança do trabalho, acadêmicos, e também aqueles que demonstraram interesse no conhecimento da área. O corpo docente é composto por professores qualificados na área. As aulas envolvem tanto questões teóricas, quanto práticas relacionadas ao uso de softwares, e práticas em laboratório, com exposição real de estruturas a situações de incêndio. 

Para a segunda edição do curso, visando sempre a melhoria das atividades e o retorno aos interessados no curso, foi realizada uma consulta aos alunos da primeira edição do curso, que apontaram algumas sugestões, como uma pequena adaptação curricular e alteração dos horários das aulas. Todas essas sugestões foram consideradas e incluídas nessa nova edição, que assim como a primeira, foi construída com muito empenho e dedicação, para oferecer o retorno esperado aos seus alunos.

Público alvo

O curso de ESCI destina-se a Engenheiros e Arquitetos que atuam em projetos e serviços na área da Segurança Contra Incêndio, assim como a profissionais da área da Engenharia e Arquitetura e Urbanismo que atuam em Prefeituras, Companhias de Seguros, Defesa Civil e demais áreas relacionadas à segurança das edificações em situação de incêndio.

Qualificação profissional pós-curso

O profissional ficará habilitado a projetar e implementar projetos e sistemas de Engenharia de Segurança Contra Incêndios em edificações, bem como dimensionar, verificar e investigar estruturas em situação de incêndio.

Coordenação do Curso

Professora Ângela Gaio Graeff

Professor Luiz Carlos Pinto da Silva Filho

Contato

especializacaoesci@ufrgs.br

Datas e horários

Início do curso: 23/04/2021

Carga horária: 390h

Horários: Sextas-feiras das 13:50 às 17:30h e das 18:50 às 22:30h, Sábados das 08:50 às 12:30 (média de 2 finais de semana mensais)

Local*: Escola de Engenharia da UFRGS – Centro Histórico de Porto Alegre / Laboratório de Ensaios e Modelos Estruturais (aulas práticas)

*As aulas presenciais iniciarão na modalidade de Ensino Remoto síncrono

Período de duração do curso: Abril/2021 a Outubro/2022