Estação dos Livros 2021 #18

Regina Zimmermann Guilherme e Jacques Wainberg (Divulgação)

A temporada do Estação dos Livros chega ao fim e aborda, neste último episódio, duas publicações da ediPUCRS. A primeira delas traz uma pesquisa sobre os escultores marmoristas que atuaram em Porto Alegre, desde o final do século XIX até meados do século XX – recebemos Regina Zimmermann Guilherme para falar sobre seu livro “A Cidade de Pedra”. A segunda é “A verdade sobre a mentira”, na qual o pesquisador Jacques Wainberg examina diversas formas e expressões da mentira.

Apresentação de Pedro Palaoro e Claudia Heinzelmann. Produção de Deborah Rodrigues.

Até o ano que vem!

Estação dos Livros 2021 #17

Marcelo Villas-Bôas (Divulgação)

Neste penúltimo dia da 67ª Feira do Livro de Porto Alegre, o Estação dos Livros destaca o lançamento de uma obra que passeia por memórias musicais e de lugares da Capital gaúcha. Trata-se de “Um Piano Dentro da Noite” (Editora Escuna), de Marcelo Villas-Bôas. No livro, o autor conta a história de seus pais, Aristides e Noêmia. Os jornalistas Pedro Palaoro e Claudia Heinzelmann conversam com Villas-Bôas sobre a publicação.

Produção de Deborah Rodrigues.

Estação dos Livros 2021 #16

Banca da editora Libretos na Feira do Livro de Porto Alegre (Divulgação).

Mais um dia de cobertura da Feira do Livro de Porto Alegre. Neste episódio, o Estação dos Livros fala de quem leva os livros, protagonistas da Feira, à Praça da Alfândega: os livreiros. O programa entrevista Clô Barcellos, da Libretos, que há mais de dez anos participa do evento. Ela conta sobre as experiências da editora na Feira e aborda a sua relação pessoal com os livros.

A apresentação e edição é de Emily Vieira, que fez a produção em parceria com Mariana Sirena.

Estação dos Livros 2021 #15

Carlos Gerbase por Fernanda Chemale e Rosa Busnello por Marco Nedeff.

Dois romances recém-lançados entram na pauta deste Estação dos Livros. O programa recebe o cineasta e escritor Carlos Gerbase, que fala sobre seu livro “O Caderno dos Sonhos de Hugo Drummond”. O romance, publicado pela Diadorim Editora, tem como cenário e temática o universo do cinema. Também passa pelo nosso estúdio virtual a escritora Rosa Busnello, autora de “O Livro de Carolina”, inspirado na vida da esposa de Machado de Assis. A publicação é da Libretos.

Apresentação de Pedro Palaoro e Claudia Heinzelmann. Produção de Deborah Rodrigues.

Estação dos Livros 2021 #14

Rafael Guimaraens, Edward Telles e Graziella Moraes (divulgação)

O estúdio virtual do Estação dos Livros recebe o escritor Rafael Guimaraens, da Libretos, que fala sobre seu novo livro infantil, “Bolita de gude”, e sobre os outros lançamentos da editora na Feira do Livro de Porto Alegre. O programa também traz uma conversa com Edward Telles e Graziella Moraes, que apresentam a publicação “Pigmentocracias: etnicidade, raça e cor na América Latina”, pela Editora da UFRGS

.Apresentação de Pedro Palaoro e Claudia Heinzelmann. Produção de Deborah Rodrigues.

Estação dos Livros 2021 #13

Alcy Cheuiche, Gislaine Rodrigues e Mary Branchi (arquivo pessoal)

Até o dia 15 de novembro, os lançamentos, discussões e atividades da Feira do Livro de Porto Alegre seguem ganhando destaque na Rádio da Universidade. Este Estação dos Livros conversa com o escritor Alcy Cheuiche, que está lançando, pela Editora do Pampa, a coletânea de contos “Uma vela acesa descendo a correnteza”. Também abordamos o Seminário Internacional de Bibliotecas, que em sua 10ª edição reflete sobre a importância da leitura como instrumento de emancipação. Gislaine Rodrigues e Mary Branchi, organizadoras, nos falam sobre o encontro.

Apresentação de Pedro Palaoro e Claudia Heinzelmann. Produção de Deborah Rodrigues.

Estação dos Livros 2021 #12

Acima, Enéas de Souza (divulgação). Abaixo, Abrão Slavutzky por Mauricio Capellari e Edson de Souza por Alice Tessler.

O novo episódio do Estação dos Livros fala de cinema e imaginação. O primeiro bloco do programa traz uma conversa com Enéas de Souza sobre seu novo livro, “Os filmes pensam o mundo”, lançado pela ediPUCRS. No segundo bloco, o tema é a publicação “Imaginar o Amanhã”, escrita pelos psicanalistas Abrão Slavutzky e Edson Souza e editada pela Diadorim Editora. Os autores também marcam presença no nosso estúdio virtual.

Apresentação de Pedro Palaoro e Claudia Heinzelmann. Produção de Deborah Rodrigues.

Estação dos Livros 2021 #11

Juarez Fonseca por Sônia Fonseca e Irmão Alfredo Crestani (Divulgação)

O Estação dos Livros segue na cobertura da 67ª Feira de Porto Alegre. Em destaque nesta edição, entrevistas com dois autores que estão lançando livros no evento. O primeiro é o jornalista Juarez Fonseca, que apresenta “Aquarela Brasileira” pela Diadorim Editora – uma coletânea de entrevistas com uma constelação de nomes da música brasileira. O segundo é o Irmão Alfredo Crestani, que faz uma reflexão atual em “Mecanismos de exclusão do mundo globalizado: um dinamismo perverso”, editado pela ediPUCRS.

Apresentação de Pedro Palaoro e Claudia Heinzelmann. Produção de Deborah Rodrigues.

Estação dos Livros 2021 #10

Pablo Moreno e Caio Ritter (Divulgação)

Depois de abordar, no programa de ontem, a área infantil da Feira do Livro de Porto Alegre, o Estação dos Livros entrevista dois escritores que estão lançando publicações infantojuvenis. Os convidados deste episódio são Pablo Moreno, que apresenta “O Gato Maluquinho” e “Por que a Dona Aranha subiu pela parede?”, e Caio Ritter, autor de “O maior motivo do mundo e outras histórias de sim e de não”. Os dois livros são editados pela Physalis Editora.

Apresentação de Pedro Palaoro e Claudia Heinzelmann. Produção de Deborah Rodrigues.

Estação dos Livros 2021 #09

Foto: Divulgação

A área infantil é um dos espaços mais queridos e emblemáticos da Feira do Livro de Porto Alegre. Neste episódio, o Estação dos Livros convida os ouvintes à escuta das histórias dessa seção. A coordenadora Sônia Zanchetta e a contadora de histórias Carmen Lima falam sobre o contato com as crianças, as experiências de vários anos atuando na Feira e o retorno à Praça da Alfândega, após a edição remota de 2020. A programação deste ano também é destaque na conversa.

A apresentação e edição é de Emily Vieira, que fez a produção em parceria com Mariana Sirena.