O artigo “Comunicação organizacional e diversidades: sentidos propostos pela revista Exame”, estudo de autoria coletiva do Prof. Dr. Rudimar Baldissera, do Prof. Dr. Diego Wander, do Prof. Dr. Bruno Vinhola, do doutorando Sérgio Gabriel Fajardo e da mestranda Renata Karoline Kehl, foi selecionado entre os dez textos que serão apresentados no grupo de trabalho Estudos de Comunicação Organizacional do 33° encontro anual da Associação Nacional dos Programa de Pós-Graduação em Comunicação (Compós). Neste estudo, com o objetivo principal de compreender e problematizar os sentidos de diversidade que a revista Exame faz circular, especificamente no que se refere a grupos minorizados e às suas características, os autores discutem resultados da pesquisa “Comunicação Organizacional e Diversidade: sentidos ofertados pela Revista Exame”, que foi realizada entre 2019 e 2022, sob coordenação de Baldissera no PPGCOM/UFRGS, com apoio do CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
A revista Exame foi escolhida para a pesquisa pois é considerada como mídia relevante no contexto organizacional corporativo, já que o seu principal público consumidor são empresários e gestores empresariais. Desse modo, a Exame é referência na construção dos entendimentos sobre vários temas, dentre os quais está o da diversidade, que vem sendo explorado de modo mais intenso a partir do ano de 2019, quando a revista passou a publicar o Guia Exame de Diversidade (GED), publicação que aborda e avalia práticas organizacional que se referem a diversidade e inclusão. Considerando a importância da Exame na circulação de sentidos sobre diversidades, os autores adotam procedimentos metodológicos da análise de discurso sobre todos os materiais veiculados nas 24 edições da revista em 2019, e demonstram, a partir do estudo, os principais sentidos sobre certos grupos diversos que assumem relevos nas publicações, como é o caso das mulheres, pessoas negras, comunidade LGBTQIA+ e pessoas com deficiência. Em breve, após a realização do congresso, o artigo estará publicado nos anais da Compós e disponível para leitura.
Sobre o congresso da Compós
O 33° encontro anual da Compós, tradicional evento do campo da Comunicação, será sediado no Instituto de Artes e Comunicação Social (IACS) da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói/RJ, de 22 a 26 de julho de 2024. O congresso contará com minicursos, palestras e apresentação de estudos em seus 24 grupos de trabalhos. Para saber mais, acesse a programação completa no site oficial do evento. A lista dos artigos aceitos está disponível em uma matéria recentemente publicada pela Compós.
Sobre o GT de Estudos de Comunicação Organizacional
Compreende estudos epistêmicos, teóricos, metodológicos e empíricos da comunicação organizacional e suas interfaces. De orientação interdisciplinar, crítica e analítica, o GT objetiva problematizar a comunicação organizacional em perspectiva dos sistemas, dos processos, das estruturas, dos meios e das linguagens. São de interesse do GT estudos sobre as relações político-comunicacionais entre organizações, públicos e sociedade, a ética organizacional, as dimensões discursivas e a produção de significação, as relações de poder, as estratégias de visibilidade, a opinião pública e a legitimidade das organizações, a comunicação na conformação das relações de trabalho, de gênero e diversidade nas organizações, a comunicação pública e institucional, a cultura e a identidade organizacionais, os processos de comunicação intercultural, a comunicação estratégica, a imagem pública e os processos de branding, as TICs, as redes e as interações, a memória organizacional, a gestão da informação, e tópicos referentes ao ensino na área.
Coordenadora: Angela Cristina Salgueiro Marques (UFMG)
Vice-coordenador: Rennan Mafra (UFV)

