Apresentação

O curso de Licenciatura em Geografia é caracterizado pela interdisciplinaridade na estrutura curricular, buscando promover uma sólida formação teórica e prática, condizente com os campos da futura atuação profissional na área da Educação, tanto na docência, quanto na gestão. O curso é constituído por componentes curriculares que atuam de forma articulada e integrada, combinando a contextualização do conhecimento geográfico com o desenvolvimento de habilidades, competências e atitudes. As atividades de ensino são complementadas por ações ligadas à extensão universitária e iniciação à pesquisa.

O objetivo geral do curso é formar profissionais dotados de autonomia intelectual, proporcionada pela reflexão teórica e pela capacidade de realizar atividades práticas nas diversas áreas e temáticas constituintes da Geografia, aptos a trabalhar no ensino da Geografia e na gestão do ambiente escolar. Em decorrência disso, é objetivo particular do curso promover uma formação capaz de proporcionar as condições para o pleno exercício da cidadania.

Também é objetivo do curso capacitar seus egressos para a vivência em uma sociedade em constante transformação, promovendo uma visão de mundo coerente com o contexto contemporâneo, no qual a ética e o compromisso com a educação sejam uma constante.

Objetivos Específicos

São objetivos do curso de Licenciatura em Geografia a distância:

  • Conhecer as diferentes escolas de pensamento geográfico, dominando as diversas narrativas, metodologias e teorias associadas;
  • Agir de forma investigativa, de busca e de produção do conhecimento;
  • Conhecer e dominar metodologias de utilização de variadas fontes do conhecimento, como fontes digitais, manuscritas e orais;
  • Dominar os fundamentos didáticos e pedagógicos e/ou de investigações necessárias à prática do ensino e da pesquisa geográfica.
  • Analisar produção e avaliação de materiais didático-pedagógicos, tecendo o diálogo entre a pesquisa e o ensino de Geografia;
  • Articular, de forma interdisciplinar, em sala de aula e em equipes de gestão escolar;
  • Habilitar para o trabalho em equipe e para o trabalho colaborativo, inclusive em redes;
  • Compreender as características da sociedade local e suas articulações com o entorno e com outras escalas;
  • Reconhecer as desigualdades sociais e conhecer a diversidade dos saberes oriundos das diferenças étnico-culturais e socioeconômicas;
  • Manter postura ética e comprometida com a responsabilidade social;
  • Qualificar para a atuação profissional, considerando os múltiplos aspectos existentes no ambiente escolar, que envolve a capacidade de realizar tanto as atividades relativas ao processo educativo, quanto as atividades de gestão escolar;
  • Adequar às novas tecnologias como instrumentos para o desenvolvimento de um trabalho reflexivo e crítico na relação sociedade e natureza.