Humanista

jornalismo e direitos humanos

Ciclistas ainda enfrentam desafios diários em Porto Alegre

Últimas administrações da Capital avançaram, mas estrutura cicloviária ainda é deficitária; mobilidade urbana é prejudicada sem estrutura adequada para o pedal

No Século 20, as cidades brasileiras foram planejadas privilegiando veículos motorizados. Porém, mais recentemente, aumenta cada vez mais o número de pessoas que vêem na bicicleta o meio ideal para fazer o deslocamento pela cidade. O Humanista foi atualizar as condições para quem opta por esse modal de transporte ainda pouco utilizado frente ao seu potencial, e com pouco espaços para o uso, também considerando seu potencial.

Segundo  pesquisa da Multiplicidade Mobilidade Urbana existe uma frota de 33 milhões de bicicletas no Brasil. Ao mesmo tempo em que aumenta a frota, as cidades precisam se adaptar ao meio de transporte. Em 2021, houve um aumento de 30% no número de acidentes envolvendo ciclistas no país, o que demonstra a necessidade de um repensamento do planejamento viário das grandes cidades.

Pelo mundo, diversas cidades estão planejando suas estruturas viárias para beneficiar pedestres e ciclistas e inibindo o transporte de veículos motorizados, como Copenhague, na Dinamarca, em que metade dos habitantes deslocam-se diariamente de bicicleta para ir trabalhar ou estudar, e Amsterdã, na Holanda, em que quase 60% dos moradores da cidade utilizam esse meio de transporte para se locomover no dia a dia.

As bicicletas são vistas por especialistas como um meio de transporte sustentável e uma alternativa ao trânsito caótico das grandes cidades. O professor da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) Julio Celso Borello Vargas, doutor em Engenharia de Transportes, explica as vantagens: “Evidências mostram que o modelo ‘uma pessoa, um automóvel’, que é fundamentalmente norte-americano, não é sustentável. O aumento do uso de bicicletas e a diminuição do uso do veículo individual traz benefícios para o meio ambiente e para a saúde das pessoas, além da economia”. 

O professor ressalta também que lojas com espaço de acesso a ciclistas tendem a atrair mais clientes: “Em algumas ruas comerciais, se for possibilitado que o consumidor vá a pé ou de bicicleta, a tendência é que as vendas sejam maiores”.

Como é pedalar na Capital gaúcha

Hoje, Porto Alegre conta com 68 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas, com planejamento de chegar a 100 quilômetros até 2024. Porém, a estrutura ainda tem problemas. A graduanda em Nutrição, Alice de Carvalho Souza, vive na zona norte de Porto Alegre e enfrenta dificuldades com a bicicleta no seu dia a dia, “faz muita falta a existência de ciclovias nas grandes faixas, como a Assis Brasil e Sertório, isso dificulta muito o deslocamento”, conta a estudante.

O baixo número de vias para os ciclistas da zona norte fez com que a região tivesse, em 2021, o maior número de acidentes envolvendo bicicletas. Dos 253 casos, 76 ocorreram na zona norte.

A descontinuidade das faixas cicloviárias também é um entrave, “o ciclista transita na ciclofaixa da rua Lobo da Costa, mas depois que chega na avenida João Pessoa ele não sabe mais pra onde ir”, diz o professor Vargas.

O Secretário Municipal de Mobilidade Urbana de Porto Alegre, Adão de Castro Júnior, afirma que são pensadas soluções para o problema, “a intenção da gestão é promover a ligação dos pontos existentes e interligar as ciclovias com o sistema de transporte coletivo, fortalecendo o uso das bicicletas para deslocamento do cidadão ao trabalho, movimento que já vem acontecendo na cidade”, informa Júnior.

O psicólogo e músico Lucas Moreira, de 29 anos, mora no bairro Camaquã, em Porto Alegre, e trabalha em Canoas. Além de pedalar por lazer, ele também vai de bicicleta até a Estação Mercado do Trensurb, onde pega o metrô para o trabalho. No dia a dia pedalando, além da hostilidade do trânsito, ele enfrenta a falta de manutenção de diversos trechos,

“vejo muitos trechos da ciclovia da avenida Ipiranga como inadequados a nível de segurança, com pavimento extremamente irregular, falta de grade de proteção e alguns postes ao longo do trecho que diminuem o espaço de passagem para apenas uma bicicleta em ambos os sentidos, o que pode vir a ocasionar acidentes sérios”.

Condições da ciclovia da avenida Ipiranga repercute nas redes sociais (Foto: Reprodução/Twitter)

Entre janeiro de 2021 e março de 2022, a Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, concluiu mais de 10 quilômetros de ciclovias, as obras tiveram investimento de aproximadamente R$ 30 milhões entre contrapartidas de empresas e recursos próprios do município.

Na região central, a execução da implantação de algumas faixas gerou muitas reclamações entre os ciclistas da Capital. Na rua Lopo Gonçalves com a General Lima e Silva, na Cidade Baixa, a ciclofaixa instalada traz insegurança a ciclistas e motoristas, por estar localizada entre a área de estacionamento dos carros e a faixa de rodagem.

Veículos estacionados atrapalham a vida dos ciclistas na rua Lopo Gonçalves (foto: Daniel Baptista)

Além disso, a falta de prioridades do planejamento cicloviário faz os ciclistas questionarem as implantações recentes. “Estão sendo contemplados trechos aleatórios que começam do nada e terminam em lugar nenhum, não sendo essas vias e faixas implantadas em locais relevantes para a maior parte da população”, diz Lucas.

Julio critica a lentidão da prefeitura em investir nos espaços cicloviários, “não existe uma orientação profunda de mudar padrão de mobilidade, até porque a orientação principal da atual administração e da anterior, são vinculadas ao eleitorado da classe média motorizada. Então, as políticas de sustentabilidade e mobilidade acabam sendo tímidas e paliativas”.

O secretário afirma que, além de novos trechos cicloviários, está sendo planejada a instalação de novas estações e aumento da oferta de bicicletas compartilhadas na cidade. “A instalação das novas estações, a partir da habilitação das empresas candidatas, deve ocorrer até o final do ano. Estamos prevendo ainda licitar a implantação de bicicletários fechados nos terminais e estações do Trensurb, mediante um dos financiamentos que estamos apresentando projetos”, revela o secretário.

O futuro

Lucas acredita que a cultura do uso da bicicleta precisa ser difundida como modal de transporte relevante dentro do espaço urbano (foto: Arquivo Pessoal)

Alice acredita que a bicicleta é o veículo do futuro, por ser menos poluente, além de prática para os usuários, mas cobra infraestrutura: “O ideal era ter ciclovias em todas as grandes vias, auxiliaria muito no trânsito pois a população teria a opção de se locomover de bicicleta.

As bicicletas são vistas como sinônimo de sustentabilidade. O pesquisador Julio Vargas acredita que o futuro da mobilidade urbana se baseia na multimodalidade: “Mesmo com carro elétrico. Existe um consenso no mundo de que tem que se reduzir a dependência do automóvel privado e individual, mas aí tem que ser oferecer outras opções”.

O secretário Castro Júnior ressalta o potencial cicloviário de Porto Alegre: “Existem diversas regiões que concentram comércios e serviços e isso possibilita que os deslocamentos sejam mais curtos. Esses fatores nos fazem acreditar que é possível fazer com que Porto Alegre seja uma cidade reconhecida por termos ótimas condições para se pedalar”, conclui.

Deixe um comentário

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support