Humanista

jornalismo e direitos humanos

Madrugada sem fim

Laura Berrutti

Após a tarde tumultuada, o clima menos tenso retornaria à DEAM (Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher). O combinado entre as policiais é levar os pedidos de medidas protetivas até às 20 horas ao Fórum Central de Porto Alegre. A reportagem acompanhou uma das agentes, que usa o seu próprio carro para não chamar a atenção (vídeo abaixo). A distância da DEAM até lá é de 10 minutos. No prédio, só estavam trabalhando os seguranças e alguns plantonistas. Para chegar à recepção, é necessário subir uma escada rolante na área externa. O cartório do Juizado de Violência Doméstica, onde os documentos são recebidos, ficam no segundo andar do prédio.



Durante horas a delegacia ficou vazia. As plantonistas conseguiram jantar com tranquilidade e assistir a um pouco de televisão, naquele que fora o fim de semana mais frio no Estado desde o início do ano. Quando a temperatura baixa, a tendência é que o movimento na DEAM também baixe, relatam as policiais. Nos meses de verão, há mais festas na cidade e as pessoas costumam reunir-se com mais frequência para beber.

Quando o relógio marcava 23 horas, as policiais trancaram a porta da frente e começaram a desligar as luzes da cozinha e do quarto para descansar. O silêncio, no entanto, durou pouco tempo. O som da campainha rompeu a calmaria do ambiente 45 minutos depois. Era mais uma jovem vítima de vazamento de vídeo íntimo – nesse caso, crime agravado pelo fato de sequer ter consentido a gravação. O homem com quem manteve relações sexuais enviou o vídeo para a atual namorada da vítima, ameaçando espalhá-lo. 

Meia hora mais tarde, duas mulheres que já haviam pedido medida protetiva contra ex-parceiros incentivavam uma amiga a denunciar o seu antigo marido. Elas estavam prontas para comemorar o aniversário de uma delas, mas, ainda assim, decidiram ir à delegacia delegacia após a vítima ter recebido uma mensagem ofensiva pelo celular. Mesmo depois do divórcio, o homem insistia em ameaçá-la e insultá-la. Durante o casamento, ela já havia sofrido agressões físicas, mas nunca denunciou. Atualmente, o homem a chama de “mentirosa” , de “cadela no cio”, de “fraca”, entre outras ofensas, de acordo com a própria vítima. No contexto da família, a situação passou a ficar mais preocupante quando um dos filhos do casal começou a reproduzir atitudes semelhantes as do pai com a própria irmã, a chamando de “vagabunda”.

A professora Vanessa Chiari Gonçalves, que leciona Criminologia e Direito Penal na UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), explica que a violência contra a mulher surge a partir de um padrão cultural e familiar. Mesmo não concordando com as agressões do pai quando pequenos, esses homens reproduzem o mesmo cenário quando adultos. Por isso, ela acredita que a reeducação é fundamental para quebrar o padrão.

Na mesma noite, outras três mulheres denunciaram parceiros por ameaça e agressão física. Um deles, após a sua namorada ter sumido, ligou às 4 horas da manhã para a delegacia perguntando se ela estava lá. E as horas que se seguiram até o domingo clarear seriam de uma monotonia estranha; um misto de cansaço para quem chegara às 9 horas da manhã do dia anterior e indignação seguida de impotência diante de tantas histórias de mulheres cujas marcas da violência compõem a identidade de uma sociedade gaúcha ainda permeada pelo machismo.


24 horas na Delegacia da Mulher

Introdução

Só o começo

Tarde tumultuada


FOTOS: Laura Berrutti/Humanista

Deixe um comentário

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support