IGEO > Institucional > Organização > Laboratórios > Notos
Notos
Apresentação
A inspiração para o nome do laboratório, NOTOS, em grego significa “vento sul”. Notos é um dos elementos do tempo e clima.
No nosso Hemisfério, o vento sul incessantemente se contrapõe ao elemento tropical – vento norte – graças as diferenças de temperatura e pressão entre a região tropical e polar.
Assim, buscamos estudar e explorar o tempo e o clima (a atmosfera) a partir de uma visão geográfica particular do sul do Hemisfério Sul, do sul da América do Sul e do Sul do Brasil, expandida para todo o planeta.
Objetivos
- dar suporte as atividades de sala de aula e pesquisa desenvolvidas no âmbito do Departamento de Geografia;
- promover e estimular a qualificação dos nossos alunos que buscarem ênfase em Climatologia ou interação entre áreas e temas afins;
- apoiar e desenvolver iniciativas referentes à pesquisa, elaboração e aplicação de metodologias para um melhor entendimento e interpretação do tempo e clima, entre alunos, colegas e grupos no Departamento;
- elaborar estudos climáticos nos mais diversos modos e escalas, sabendo que nas últimas décadas, observamos uma renovação do interesse no clima da Terra;
- investigar as condições ambientais da Terra que respondem ao atual quadro de mudanças climáticas e os desastres socioclimáticos.
Funções
- desenvolvimento e compreensão da natureza e diversidade climática no Sistema Terrestre, do papel da circulação atmosférica na gênese dos tipos climáticos atuais e da abordagem dos métodos e modelos de classificação climática;
- elaboração e publicação de estudos, informes, relatório sobre o trabalho do Notos, assim como outras pesquisas na área da Climatologia;
- inserção e criação de grupo de estudo e monitoramento do clima nacionais e internacionais;
- organização e desenvolvimento de seminários, cursos, exposições, conferências e debates sobre o Clima, Tempo e Mudanças do Clima.
Atividades
Os eventos do Notos podem ser de cunho teórico e prático, internos ou externos ao grupo e ao Departamento de Geografia do Instituto de Geociências:
- seminários: encontros entre os pesquisadores do grupo e eventuais convidados, com o foco na análise espacial e temporal, conceitual e metodológica do clima;
- simpósios: atividades abertas ao público científico e técnico, com temas relacionados à climatologia, de cunho local, regional, nacional ou internacional;
- workshops: atividades práticas para experimentação de metodologias de pesquisa em temas e escalas específicos, podendo ser realizadas entre os pesquisadores do Notos, com alunos da graduação, pós-graduação e outros grupos de pesquisa.
Linhas de pesquisa
- Paleoclimatologia;
- Clima e variabilidade;
- Modos e escalas do clima;
- Mudanças climáticas;
- Tempo e Clima no Brasil e América do Sul;
- Métodos, técnicas e análise climática;
- Monitoramento climático no Sul do Brasil e na Antártica;
- Estudo de eventos extremos;
- Clima e desastres;
- Química da atmosfera.
Histórico
As atividades do Laboratório de Climatologia sob coordenação do prof. Francisco Eliseu Aquino iniciaram em 1997 com apoio do Departamento e do Laboratório de Pesquisa Antárticas e Glaciológicas – LAPAG do Departamento de Geografia. Desde o princípio o seu foco foi dar suporte no ensino e pesquisa nos cursos de graduação, Licenciatura e Bacharelado, em Geografia. Posteriormente, em 2003, o laboratório passou a contar com o apoio e infraestrutura do Núcleo de Pesquisas Antárticas e Climáticas – NUPAC (evolução do LAPAG para núcleo de pesquisa) do Departamento.
No ano de 2008 o laboratório foi nomeado Notos que em grego significa Vento Sul. Esse nome pertence ao vocabulário da cultura Grega desde a Grécia Antiga. Na atualidade, ainda podemos visitar em Atenas a Torre dos Ventos, uma torre de oito lados construída no século II antes de Cristo como relógio de Sol, e que possui em cada um dos seus lados inscrições de cada vento pertencente a Rosa dos ventos daquela época (Boreas ou Aparktias – Norte, Kaikias – Nordeste, Apeliotes – Leste, Euros – Sudeste, Notos – Sul, Lips – Sudoeste, Céfiro – Oeste e Eskiron, Thaskias e Argestes – Nordeste). Essa torre clássica com a Rosa dos Ventos nos deu inspiração para o nome deste laboratório, já que o vento é um dos elementos do tempo e clima. No nosso Hemisfério o vento sul incessantemente se contrapõe ao elemento tropical, vento de norte, graças as diferenças de temperatura e pressão entre a região tropical e polar. Assim, buscamos estudar e explorar o tempo e o clima (a atmosfera) a partir de uma visão geográfica particular do sul do Hemisfério Sul, do sul da América do Sul e do Sul do Brasil, expandida para todo o planeta.
Documento apreciado e homologado pelo plenário do Departamento de Geografia em 22 de março de 2017.
Equipe
Francisco Eliseu Aquino
Departamento de Geografia/UFRGS
Jefferson Cardia Simões
Departamento de Geografia/UFRGS
Luis Alberto Basso
Departamento de Geografia/UFRGS
Ulisses Franz Bremer
Departamento de Geografia/UFRGS
Rafael da Rocha Ribeiro
Departamento de Geodésia/UFRGS
Venisse Schossler
Departamento de Geografia/UFRGS
Mateus da Silva Teixeira
Faculdade de Meteorologia/UFPEL
Denílson Ribeiro Viana
Centro Polar e Climático/UFRGS
Ronaldo Torma Bernardo
Centro Polar e Climático/UFRGS
Contato
Notos
Departamento de Geografia
Instituto de Geociências
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Endereço:
Av. Bento Gonçalves, 9500 – Prédio 43136 – Sala 2XX – Campus do Vale
Porto Alegre – RS – Brasil
CEP: 91501-970
Caixa Postal: 15001
E-mail:
notos@ufrgs.br
Telefone:
+55 51 3308 XXXX
