O PPG em Sociologia da UFRGS e o Grupo de Pesquisa em Trabalho e Justiça social convidam para a Jornada de Estudos “Axel Honneth e pesquisa sociológica: desafios e potencialidades”, no dia 26 de abril.
A Jornada se dedica a promover o debate sobre os usos, contribuições e limites da teoria normativa da justiça de Honneth na pesquisa sociológica
A conferência de abertura será um testemunho das experiências de pesquisa do Prof. Emil Sobottka (PUCRS), doutor em Sociologia e Ciência Política pela Universidade de Muenster (1997) e pós-doutor pela Universidade de Frankfurt, sob direção de Axel Honneth (2012)
As mesas redondas serão compostas por discentes do PPGS, que discutirão as possibilidades de operacionalização de conceitos honnethianos em suas pesquisas.
Programação
10h – Conferência de abertura
Prof. Emil Sobottka (PUCRS) – Reconhecimento, emancipação e cidadania: em busca de uma teoria social normativa inspirada em Axel Honneth
11h – Mesa-redonda 1 – Justiça social e judiciário
Apresentadoras: Marciele Vasconcellos, Ráisa Lammel e Sarah Weimer
14h – Mesa-redonda 2 – Relações de trabalho, patologias e paradoxos
Apresentadoras: Caetano Cremioni, Cecília Severo e Rodrigo Hinz da Silva
15h30 – Mesa-redonda 3 – Reconhecimento social e minorias
Apresentadoras: Bruna Schubert, Roberta Pamplona e Wagner Lemes
Local: Miniauditório – IFCH
Data: 26/04/2019
