Mapeamento da Cobertura Vegetal do Bioma Pampa

O mapeamento da cobertura vegetal do Bioma Pampa foi desenvolvido pelo Labgeo no período de outubro de 2004 a junho de 2006, com financiamento do Ministério do Meio Ambiente – MMA por meio do Projeto de Conservação e Utilização Sustentável da Diversidade Biológica Brasileira – PROBIO, cujo objetivo foi atualizar o conhecimento sobre o estado da cobertura vegetal brasileira.

Essa iniciativa de mapeamento é extremamente importante frente aos desafios de conservação da biodiversidade e uso sustentável dos recursos naturais, já que a última grande iniciativa de mapeamento em nível nacional foi executada entre os anos de 1970 e 1985 pelo Projeto RadamBrasil, com base em imagens de radar e em vasto trabalho de campo (escala de trabalho 1:250.000, escala de publicação 1:1.000.000).

Para o novo mapeamento da cobertura vegetal no projeto PROBIO foram utilizadas imagens dos satélites Landsat 5 TM e Landsat 7 ETM+, obtidas principalmente no ano 2002, adquiridas e fornecidas aos subprojetos pelo MMA. A identificação e delimitação das classes de cobertura vegetal adotou como referência a legenda do IBGE (1992). O material cartográfico foi elaborado na escala 1:250.000, adotando-se o recorte de biomas estabelecido no Mapa de Biomas do Brasil (IBGE, 2004), que delimita os Biomas brasileiros: Amazônia, Mata Atlântica, Pantanal, Cerrado, e Pampa.

Menor dos biomas brasileiros, o Pampa possui uma área aproximada de 178.243 km² e abrange os campos da metade sul e das Missões no Estado do Rio Grande do Sul. Para mapear a cobertura vegetal nesse bioma foi realizada a interpretação visual de 22 imagens de satélite Landsat, complementada com três campanhas de trabalho de campo para coletar dados de referência e para verificar dúvidas de interpretação.

Todos os produtos resultantes do mapeamento da cobertura vegetal do bioma Pampa foram disponibilizados ao público pelo Ministério do Meio Ambiente, e também podem ser baixados na nossa seção de Downloads.

Para subsidiar a elaboração de cartas temáticas para impressão, foi estruturada uma base cartográfica 1:250.000 para o Estado do Rio Grande do Sul, um subproduto do projeto PROBIO que também foi disponibilizado ao público, na seção de Downloads.