Teses e Dissertações

Teses

Luiza Grazziotin Selau. Plataforma para a etapa de problematização no ensino de design. 2021. Tese (Doutorado em Design) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Júlio Carlos de Souza van der Linden.

Daniela Szabluk. Construção de identidade de marca para micro e pequenas empresas: toolkit exploratório para apoio às etapas de brifing e imersão. 2019. Tese (Doutorado em Design) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Júlio Carlos de Souza van der Linden.

Bruna Lummertz Lima. Estratégias de Design para pós-produção de produtos de moda. 2019. Tese (Doutorado em Design) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Júlio Carlos de Souza van der Linden.

Keila Marina Nicchelle. Design de moda: framework para implementação de estratégias de inovação pelo Design no processo de desenvolvimento de produtos de moda em empresas de confecção do vestuário. 2018. Tese (Doutorado em Design) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Júlio Carlos de Souza van der Linden.

Igor Escalante Casenote. Construção de competências de Design orientadas para a inovação: proposta de matriz para relacionar profissionais em formação nas etapas front-end dos processos de desenvolvimento de artefatos. 2018. Tese (Doutorado em Design) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Júlio Carlos de Souza van der Linden.

Dissertações

Ana Jéssica Mensch Canabarro. Safe Steer: Sistema Produto Serviço para coleta de dados sobre segurança no uso de bicicleta. 2020. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Júlio Carlos de Souza van der Linden.

Fernando Souza Ferreira. Design-led Innovation sob perspectiva do ecossistema de inovação. 2020. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Júlio Carlos de Souza van der Linden.

Giovani Simão de Luca. Modelo de referência para ensino de projeto no contexto da relação universidade-empresa. 2020. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Júlio Carlos de Souza van der Linden.

Tiago Moreira de Abreu. A aplicabilidade do método Designing for Growth no processo de desenvolvimento de produto em startups de base tecnológica. 2019. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Júlio Carlos de Souza van der Linden.

Bruno Guilherme Valentini. A Imagem do Design por Estudantes Iniciantes e Concluintes em Cursos de Design no Rio Grande do Sul. 2018. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Júlio Carlos de Souza van der Linden.

Debora Idalgo Paim Marques. O papel do Design na construção de marca de microempresas de moda na cidade de Porto Alegre. 2017. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Júlio Carlos de Souza van der Linden.

Gustavo Vitelo Andrighetto. Elicitação dos requisitos em projeto de Design de Comunicação Visual. 2017. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Júlio Carlos de Souza van der Linden.

Uda Flávia Pereira da Cunha Souza. A pesquisa com usuários no processo de design: sugestões a partir de uma abordagem etnográfica. 2014. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Júlio Carlos de Souza van der Linden.

Capítulos de livros