Quem Somos

O Laboratório de Edição, Cultura e Design – LEAD – foi criado em 1991 na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Desde então, vem se dedicando a atividades de pesquisa, ensino e extensão com o apoio de órgãos como o Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS) e das pró-reitorias de pesquisa e extensão da Universidade (Propesq e Prorext). Até 2012 denominava-se Laboratório Eletrônico de Arte & Design.

Os projetos desenvolvidos no laboratório foram destaque em anos consecutivos no Salão de Iniciação Científica da UFRGS. Isto solidificou sua importância como um espaço onde alunos dos Cursos de Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Relações Públicas da FABICO podem ampliar sua formação profissional dentro dos eixos formativos fundamentais de nossa Universidade. Também evidencia o esforço de sua equipe em contribuir para o desenvolvimento da produção científica, artística, cultural, informativa e educativa vinculada ao campo da comunicação.

Atualmente o laboratório atua sobretudo na área da pesquisa, estando vinculado ao Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação (PPGCOM) com seus membros vinculados às linhas de Mediações e Representações Culturais e Políticas e de Jornalismo e Processos Editoriais, além de pesquisadores de outras instituições.

Visite nosso núcleo no Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq).