Copiar o nome do professor/pesquisador para o Título acima e reduzí-lo a 3 termos no máximo – o título serve para gerar o endereço (slug) do post – Após publicar o post, acrescentar Prof. Dr. ou Profª. Drª. ao título (não adicionar antes de publicar, para que o endereço (slug) não contenha o pronome.
Status da publicação:
FELIPE TEMPEL STUMPF, Prof. Dr.
Departamento: Engenharia Mecânica (DEMEC)
Competências
Felipe Tempel Stumpf é Professor Adjunto A na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com uma sólida formação em Engenharia Mecânica. Obteve sua graduação, mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica pela UFRGS, consolidando sua experiência na área de Mecânica dos Corpos Sólidos, Elásticos e Plásticos. Sua linha de pesquisa abrange diversos temas, como viscoelasticidade, hiperelasticidade, métodos dos elementos finitos e materiais sintéticos aplicados a cabos de ancoragem. Ao longo de sua carreira, contribuiu significativamente para o desenvolvimento de tecnologias avançadas em mecânica, especialmente em aplicações na indústria de petróleo e gás. Destacam-se seus projetos de pesquisa em andamento, como o estudo sobre o colapso de dutos cladeados e o desenvolvimento de critérios de análise de suportes de riser. Seu trabalho também inclui investigações sobre otimização da direção de fibras de reforço em materiais hiperelásticos anisotrópicos e estudos experimentais e numéricos sobre técnicas de aceleração de ensaios de fluência em materiais poliméricos. Além disso, Felipe Tempel Stumpf possui experiência em projetos de desenvolvimento tecnológico, como o desenvolvimento de dispositivos de interface riser-plataforma para a indústria de petróleo e gás. Sua contribuição para o campo da inovação é evidente, com uma patente registrada de um kit para união ou reparo emergencial de mangueiras, demonstrando seu compromisso com soluções práticas e aplicáveis.
– Este texto foi gerado por inteligência artificial (AI) generativa, baseado no conteúdo do currículo Lattes do Pesquisador –
Linhas de pesquisa
Viscoelasticidade, Materiais sintéticos aplicados a cabos de ancoragem, Método dos Elementos Finitos, Hiperelasticidade
Especialidades
(clique numa delas para conhecer mais especialistas)
Copiar lista de LINHAS DE PESQUISA e de ÁREAS ADICIONAIS para o campo RESUMO da barra lateral direita:
Laboratório / Grupo de Pesquisa: GMAp
Contato: felipe.stumpf@ufrgs.br. ou Preencha o formulário de contato
Siga nas redes

Ações adicionais
Marcar as ÁREAS abaixo no campo categorias na barra lateral direita:
Engenharia Mecânica
Copiar lista de Subareas/especialidades abaixo para o campo TAGS da barra lateral direita:
Mecânica dos Sólidos,
Mecânica dos Corpos Sólidos Elásticos e Plásticos
Análise de Tensões,
Dinâmica dos Corpos Rígidos Elásticos e Plásticos
Inserir imagem (foto do professor) no campo Definir imagem destacada na barra lateral direita
Copiar o TRL abaixo para o campo TRL da barra lateral direita
5
Ajustar o ano de publicação de acordo com o TRL (Ex: TRL 7 -> ano de publicação = 2007)
FELIPE TEMPEL STUMPF Linhas de pesquisa (propesq)
elastômeros; hiperelasticidade; análise por elementos finitos; aeronáutica; aerodesign
Palavra-chaves de orientações
Palavras-chaves(2) das publicações
mooring lines; synthetic cables; offshore platforms; synthetic mooring ropes; ultra-deepwater; experimental mechanics; Viscoelastic; Time integration; Space-time coupling; Finite element; Runge–Kutta methods;