Copiar o nome do professor/pesquisador para o Título acima e reduzí-lo a 3 termos no máximo – o título serve para gerar o endereço (slug) do post – Após publicar o post, acrescentar Prof. Dr. ou Profª. Drª. ao título (não adicionar antes de publicar, para que o endereço (slug) não contenha o pronome.
FLÁVIO ANTÔNIO BECON LEMOS, Prof. Dr.
Departamento: Sistemas Elétricos de Automação e Energia (DELAE)
Competências
O Prof. Flavio Antonio Becon Lemos possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria (1988), mestrado (1994) e doutorado (2000) em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina, com período de doutorado no Brunel Institute of Power Systems, Reino Unido (1996-1997). Realizou pós-doutorado em microgrids e smart-grids no INESC-Porto (2007-2008). Foi professor do Departamento de Engenharia Elétrica da PUCRS e coordenador do Grupo de Pesquisas de Energia Elétrica (GSEE), além de engenheiro na Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) e consultor para ANEEL e ONS. Fundou a empresa Powersyslab Engenharia e Sistemas (PSL). Atualmente, é Professor Associado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando no Departamento de Sistemas Elétricos de Automação e Energia (DELAE). Coordena diversos projetos de P&D no setor elétrico, muitos em avançado estágio de maturidade tecnológica (TRL), que abrangem áreas como redes inteligentes (smart-grids), microrredes (microgrids), estabilidade e controle de sistemas de potência, e inteligência computacional aplicada a sistemas elétricos. Suas contribuições incluem o desenvolvimento de algoritmos para gestão e otimização de redes de distribuição, integrando tecnologias emergentes e garantindo maior eficiência e confiabilidade no setor energético. É membro ativo do IEEE, CIGRE e SBA, e participa do Núcleo de Integração de Estudos, Pesquisa e Inovação em Energia Eólica (NIEPIEE), contribuindo significativamente para a pesquisa em transmissão de energia off-shore e outras inovações tecnológicas no campo da energia elétrica.
– Este texto foi gerado por inteligência artificial (AI) generativa, baseado no conteúdo do currículo Lattes do Pesquisador –
Linhas de pesquisa
SmartGrids (Redes Inteligentes); Microgrids (Microrredes); Estabilidade e Dinâmica de Sistemas de Potência; Inteligência Computacional Aplicada a Sistemas Elétricos; Estabilidade de Tensão; Identificação de Causas de Falhas em Sistemas de Distribuição; Controle Coordenado de Tensão; Operação de Sistemas de Transmissão e Distribuição.
Especialidades
(clique numa delas para conhecer mais especialistas)
Copiar lista de LINHAS DE PESQUISA e de ÁREAS ADICIONAIS para o campo RESUMO da barra lateral direita:
Laboratório / Grupo de Pesquisa: GMASP – LASEP
Contato: flavio.lemos@ieee.org ou Preencha o formulário de contato
Siga nas redes

Linhas de pesquisa (propesq)
Palavra-chaves de orientações
Aerogeradores; Alternative energy sources; Control strategies; Doubly-fed induction generator; Energia alternativa; Energia Eólica; Fontes de energia; hybrid systems; Microgrids; Modelos matemáticos; Sistemas hibridos; Squirrel cage induction generator; Transient performance of SEP s; TRNSYS; Wind energy
Palavras-chaves(2) das publicações
Metodos numericos; Sistema elétrico de potência
Ações adicionais
Marcar as ÁREAS abaixo no campo categorias na barra lateral direita:
Engenharia Elétrica,
Copiar lista de Subareas/especialidades abaixo para o campo TAGS da barra lateral direita:
Ciência da Computação,Sistemas Elétricos de Potência, Metodologia e Técnicas da Computação,Transmissão da Energia Elétrica,Distribuição da Energia Elétrica,Geração da Energia Elétrica,Medição Controle Correção e Proteção de Sistemas Elétricos de Potência,
Inserir imagem (foto do professor) no campo Definir imagem destacada na barra lateral direita
Copiar o TRL abaixo para o campo TRL da barra lateral direita
6
Ajustar o ano de publicação de acordo com o TRL (Ex: TRL 7 -> ano de publicação = 2007)