O LAB

Investigar o urbano a partir de uma lógica narrativa é o que nos desafia a questionar a realidade enquanto síntese e totalização, convocando uma abertura epistemológica que reconheça heterogeneidades que compõem cidades, paisagens, territórios. Nesse sentido, desejamos convocar modos de pesquisar o urbano capazes de acolher as práticas e discursividades instauradas a partir de confrontos, perturbações, conflitos, desvios, diferenças. 

O conceito de margem aqui se apresenta como campo de forças que dá a ver um urbano como processo. A margem, não como escassez e precariedade, mas na perspectiva de bell hooks (1989): como lugar de invenção e potência. A margem como um devir do urbano em sua faceta mais franca e transgressora, sempre em disputa e em movimento.

O Margem_laboratório de narrativas urbanas se articula em 2019 enquanto grupo de pesquisa vinculado ao CNPq e ao Programa de Pós Graduação em Planejamento Urbano (PROPUR) e Regional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).  

Desde lá, atua na interface entre pesquisa, ensino e extensão como forma de produzir conhecimentos no âmbito do urbanismo contemporâneo a partir de três linhas de pesquisa: Paisagem e Narrativa; Espaço e Gênero; Imagem e Cartografia.

Redes: 

Coletivo Fora dos Muros – Escola em Movimento

Rede LAIIT – Rede Latinoamericana Imagem Identidade e Território  

Cidade [in] pensadaCronologias do Pensamento Urbanístico