Memórias de 2024: do Benin para o Brasil

0 0
Read Time:1 Minute, 23 Second

Gbètome Bénédicte Kpoudou – graduanda de Psicologia da UFRGS

O projeto AfroConto e Outros Contos, além de ser um ambiente de fortalecimento, de acolhimento, de escuta, também se configura como uma rede de apoio,  onde posso viver e expressar minha cultura. Sou uma mulher beninense, com duas línguas originárias, o ayoso e o francês. 

Estar no Brasil e no RS é um grande desafio, pois além de estar longe de casa, precisei aprender a lidar com o racismo brasileiro. Assim, participar dos programas de extensão antirracistas, o NEPARC e o TEKOÁ, tem me possibilitado um espaço que me dá a oportunidade de aprender dentro e fora da universidade; um aprendizado que está sendo um crescimento na área acadêmica e profissional.

A partir da extensão nas comunidades, comecei a atuar na CAPS II- AD Esperança no semestre 2024/2, o que me ensinou a entender ainda melhor as diferentes classes sociais e desenvolver a resiliência frente aos desafios da vida. Cada história contada naquele espaço renova para os pacientes a esperança de uma vida melhor. Além disso, foi um prazer para mim contar história do inhame na oficina de culinária (inhame e acarajé) pois, além de o acarajé ter influência muito presente na cultura brasileira, inhame também é um símbolo do meu país em que a festa do inhame se comemora todos os dia 15 de agosto.

Então, contar a história dessa celebridade beninense, o inhame, vendo as curiosidades dos pacientes e funcionários do CAPS, na mesa, na cozinha, provando juntos dessa comida me alegrou bastante, voltei para casa nesse dia cheia de felicidade de poder matar a saudade dessa festa, dessa comida com as pessoas maravilhosas.

About Post Author

gerente

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
100 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima