Entrevista especial com Rumi Regina Kubo no XV Simpósio Internacional IHU

Para além dos dados. Observatórios de Segurança Alimentar no Brasil e em Cabo Verde. Entrevista especial com Rumi Regina Kubo

“Na análise quantitativa, uma família é mais um número dentro de um todo. O cálculo da média de produção pode dar a entender que existe alimento suficiente para todos. No entanto, disponibilidade não é o mesmo que acesso”, ressalta a bióloga.

Em 2012, a partir das articulações de diversos grupos de pesquisa, surge a proposta da criação de um Observatório Socioambiental em Segurança Alimentar e Nutricional.

Coordenadora do projeto, a bióloga e professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rumi Regina Kubo, explica que a proposta foi, logo após o desenvolvimento de uma metodologia inicial, expandir a proposta para outras regiões do país (como Piauí e Pará).

Leia a entrevista completa

Semana dos Povos Indígenas

Comunidade indígena Mbyá-Guarani comemora aquisição de terra

Como parte das comemorações da Semana dos Povos Indígenas, foi realizada nesta quarta-feira, 23, a cerimônia que celebra a aquisição pelo município de Porto Alegre de área de 15 hectares para uso exclusivo dos índios Mbyá-Guarani. O evento contou com a participação do prefeito José Fortunati, do secretário municipal de Direitos Humanos, Luciano Marcantônio, da secretária de Direitos Humanos Adjunta dos Povos Indígenas e Direitos Específicos, Karina D'Ávila, e da liderança Mbyá-Guarani, José Cirilo Pires Morinico. (fotos).

Veja mais

Edital PROEXT 2014

Projeto coordenado pela professora Gabriela Coelho-de-Souza é aprovado com nota máxima no Edital PROEXT 2014

Foi divulgado o resultado final do Edital PROEXT para execução em 2014, através do qual o MEC, em parceria com outros Ministérios, apoia ações de extensão das Universidades públicas brasileiras. Após passar por processos de avaliação interna (por Comissão específica na Universidade) e avaliação em nível nacional (por Comitê Técnico Multidisciplinar/MEC), os programas poderiam ser contemplados com até R$ 150.000,00 e os projetos com até R$ 50.000,00.

Veja mais

Semana Mundial da Alimentação

Gaúchos criam observatório em segurança alimentar

Notícia veiculada no Conselho Nacional de Segurança Alimentar no dia 06/11/2012

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea-RS) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RS) se uniram para implantar o Observatório Socioambiental de Segurança Alimentar e Nutricional em âmbito estadual.

A ferramenta foi lançada no último dia 17 de outubro, em Porto Alegre, em meio às celebrações pelo Dia Mundial da Alimentação (16/10). O observatório vai monitorar a implantação do Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional em nível local, por meio da internet. Segundo a professora de pós-graduação em Desenvolvimento Rural da UFGRS, Gabriela de Souza, o instrumento surgiu do próprio plano, que diz que "o monitoramento da política de segurança alimentar e nutricional carecia de ferramentas práticas".

Veja mais

Semana Mundial da Alimentação


Observatório de Segurança Alimentar é lançado na Semana Mundial da Alimentação

O representante da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) no Brasil, Hélder Muteia, fez na manhã de hoje, 17, o lançamento simbólico do Observatório Socioambiental de Segurança Alimentar e Nutricional (OBSSAN) em evento realizado na Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS, que comemora a Semana Mundial da Alimentação 2012 e os 60 anos de fundação do IEPE, Centro de Estudos e Pesquisas Econômicas da Universidade.

Veja mais

uniTwin e NESAN