De andar por aí

A exposição De andar por aí!, que ocorreu em novembro de 2019 na Pinacoteca Barão de Santo Angêlo,  apresenta produções em fotocerâmica realizadas em torno da prática de pesquisa, extensão e ensino do LAFOCA – Laboratório de Fotocerâmica Artística, do Instituto de Artes da UFRGS. Os trabalhos foram produzidos entre 2017 a 2019 por alunos da graduação, artistas que realizaram residências curtas no laboratório e pelo Coletivo ACARADARUA,  formado pelos alunos da Emef de Porto Alegre.

De andar por aí! Apresenta visualidades que abordam a cerâmica, a fotografia, a imagem, a memória, a perda e a permanência. Fala de um corpo-presença que, em um movimento íntimo, por trajetos cotidianos, afetivos e políticos, busca ser o outro de si mesmo para, externo a sua couraça, ver um outro que, muitas vezes, está imerso em uma névoa turva de esquecimento e de indiferença. 

A fenda que desvela o não percebido, o não dito, ocorre e é gerada no encontro entre fragmentos poéticos diversos. Escutas das cidades, dos corpos, dos organismos, dos objetos e dos povos que nos circundam. De andar por aí! nos oferece exercícios de intimidade, ludicidade, pertencimento, empoderamento, generosidade e resistência.

Livro sobre a exposição “De andar por aí”, trazendo produção em fotocerâmica fruto das práticas de pesquisa, extensão e ensino do LAFOCA – Laboratório de Fotocerâmica artística e parceiros de projeto. Aqui encontramos desenvolvimento de pesquisas, acesso a diferentes conhecimentos, além da produção de  artistas  que usaram a cerâmica como expressão plástica de suas poéticas.

vídeos presentes na exposição