Criado em 1982, o Núcleo de Pesquisa em História da UFRGS tem como principal objetivo prestar apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de Ciências Humanas, oferecendo à comunidade científica serviços de aquisição, organização, preservação e disseminação de fontes documentais, além de produzir e divulgar conhecimento histórico.

Seu acervo é constituído por documentos provenientes de pessoas, famílias, organizações e instituições representativas da história sul-rio-grandense, brasileira, latino-americana e europeia do século XIV ao XXI. O NPH mantém sob sua guarda registros do passado medieval alemão, da imigração polonesa no Brasil, da ditadura civil-militar brasileira, além da história do trabalho e dos trabalhadores e dos movimentos e entidades de esquerda nacionais e internacionais.

O NPHDigit@l busca democratizar o acesso a esse patrimônio documental, provendo, progressivamente, acesso aberto e gratuito ao acervo. Navegue pelo repositório e conheça o acervo disponível.