Estágio docência

>> Procedimentos para encaminhar o Estágio

1) Antes de iniciar o semestre, o aluno deve entrar em contato com o orientador para verificar em qual disciplina realizará o estágio. A seguir, entrar em contato com o docente da disciplina de graduação (caso não seja o seu orientador). Este docente será o supervisor do estágio e estabelecerá junto com o estagiário as atividades a serem realizadas.

2) Preencher e encaminhar o Plano de Trabalho disponível no Portal do Aluno em: Ensino Pós-Graduação > Aluno > Aluno Stricto Sensu > Plano de Atuação na Graduação.

3) Após a aprovação do Plano de Trabalho por todos os envolvidos, o aluno pode iniciar o estágio.

4) Solicitar matrícula, via Portal do Aluno, na disciplina “Estágio Docência”, que equivale a 1 crédito (15 h/a), durante o período de matrículas semestral.

5) Ao final do estágio, o aluno deve entregar na Secretaria do PPGCONT o Relatório de Estágio Docência devidamente preenchido e assinado em todos os campos, para registro no histórico.

ATENÇÃO: o aluno que desejar fazer Estágio Docência excedente deverá se matricular nas disciplinas “CONTP026 – Estágio Docência II” e “CONTP027 – Estágio Docência III”, porém os créditos excedentes oriundos dessas duas disciplinas não contabilizarão entre os 26 créditos necessários para a integralização do curso.

Antes de encaminhar o Estágio, leia as regras abaixo.
Conforme o Regimento Interno do PPGCONT,

“Art. 50. O aluno bolsista deverá realizar obrigatoriamente Estágio de Docência em atividades de graduação na UFRGS. As atividades desempenhadas pelo aluno em Estágio de Docência serão registradas em histórico escolar e avaliadas para fins de atribuição de crédito (conforme Resolução nº 02/2009 – CEPE/UFRGS e Portaria nº 76/2010 da CAPES).

Parágrafo único. Para os demais alunos, o Estágio de Docência é opcional.

Art. 51. A atuação do mestrando no ensino de Graduação terá como finalidades: sua formação para a docência, através da interação com discentes e docentes de Graduação e da participação no planejamento, implementação e avaliação de práticas de ensino; o estreitamento da interação entre a Pós-Graduação e o ensino de Graduação.

Art. 52. O Estágio Docência poderá ter a duração de 1 (um) semestre e deverá ser registrado e avaliado para fins de atribuição de crédito ao pós-graduando, sob forma de disciplina.

Art. 53. A atuação dos pós-graduandos em atividades de Graduação poderá ser realizada em qualquer atividade de ensino, consultado o respectivo Departamento responsável pela disciplina, devendo manter a identidade das atividades de ensino, tanto em seu aspecto formativo quanto em relação aos seus conteúdos programáticos, de modo a preservar sua função no projeto pedagógico do (s) curso (s) de Graduação.

1º. No caso de a atividade de docência do pós-graduando incluir o contato direto com alunos durante as aulas em disciplina/turma, sua atuação como docente estagiário não poderá ocupar a totalidade da carga horária da disciplina.

2º. No caso de a atividade do pós-graduando incluir a atuação em disciplina/turma, esta deve estar prevista no respectivo Plano de Ensino da disciplina (conforme Resolução nº 02/2009 – CEPE/UFRGS em seu artigo 3º no parágrafo 3º).

Art. 54. O professor responsável pela atividade de ensino terá a função de supervisor do pós-graduando em suas atividades na Graduação e deverá orientar o planejamento, a execução e a avaliação das atividades por ele realizadas.

1º. Para fins de sua atuação na Graduação, o pós-graduando deverá submeter Plano de Trabalho à aprovação: I – de seu orientador; II – do Departamento responsável pela atividade de ensino de Graduação.

2º. A atuação do pós-graduando em atividades de Graduação que envolva contato direto com alunos, em ambas as modalidades, deverá ser avaliada pelos discentes da disciplina. Parágrafo único. Conforme a Resolução Nº 02/2009 do CEPE no artigo 8º, o conceito do pós-graduando na disciplina correspondente ao Estágio de Docente deverá ser atribuído considerando a avaliação discente.”

*Solicitamos a leitura dos seguintes documentos que regulamentam o estágio:
Resolução Nº 02/2009 do CEPE/UFRGS
Regulamento do Programa de Demanda Social DS/CAPES